Em 2025, o projeto Favela Gaming vai distribuir 5 mil bolsas de estudo e promover mais de 120 aulas gratuitas sobre carreiras no universo dos games. A iniciativa, que une tecnologia, games e transformação social, é realizada em parceria com a Petrobras e iniciou uma tour itinerante por comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
O programa conta com seu Lab Móvel, um centro tecnológico itinerante que promove eventos com duração de 8 horas em diferentes localidades e já impactou mais de 500 famílias.
Nos dias 19 e 20 de julho, a primeira parada acontece em São Paulo, no OSC LAR São Francisco de Assis, na Brasilândia. Em seguida, o laboratório segue para o Instituto Eclésia Movement, em Osasco, nos dias 26 e 27. Em agosto, o projeto vai para o Rio de Janeiro, com datas ainda a serem confirmadas.
O Favela Gaming é fruto da parceria entre YouTube Gaming, Gerando Falcões e Final Level Co. e já mobilizou mais de 6.700 jogadores de comunidades em torneios, gerando 13 milhões de impressões nas redes sociais. Cerca de 70% dos campeões foram contratados por equipes profissionais da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF).
Na frente educacional, o projeto já contemplou iniciativas como CRE Três Lagoas, Gerando Futuro Três Lagoas, Enter Jovem e Jovens em Ação Sustentabilidade, com 500 bolsas de formação em desenvolvimento de games.
A atuação do Favela Gaming é estruturada em três pilares: competitivo, com torneios que revelam talentos; educacional, com capacitação profissional; e sociocultural, promovendo inclusão digital por meio de laboratórios fixos e móveis. A meta é impactar mais de 16 mil jovens em diversas capitais brasileiras.
Imagem: Envato