Estamos no Mês do Orgulho, período dedicado à celebração da diversidade sexual e à luta por direitos iguais para a comunidade LGBTQIAPN+. No Brasil, a maior celebração do mundo acontece em São Paulo: a Parada do Orgulho LGBT+ de SP, na Avenida Paulista. Neste ano, o evento será realizado no dia 22 de junho, próximo domingo, com o tema “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”.
Grandes marcas, durante o Mês do Orgulho, veem uma oportunidade de apoiar a causa, engajar o consumidor e se posicionar como empresas inclusivas — seja na própria Parada, seja ao longo de todo o período.
Confira algumas marcas que estão promovendo ações durante o Mês do Orgulho:
Amstel Vibes
Ao lado da Oxxo, a Amstel Vibes, uma das patrocinadoras da Parada LGBT+ de São Paulo, inaugurou na Rua da Consolação, na capital paulista, uma loja emblemática com o conceito “Para todas as vibes”. A ativação acontece de junho a agosto e marca o segundo ano consecutivo da parceria.
Localizada na rota da Parada, a loja traz decoração especial, com a tradicional fachada em arco-íris iluminada por LED para maior visibilidade à noite. Outros elementos cenográficos também se destacam, como parede de paetês, letreiros e um painel luminoso com a marca em evidência.
Entre as novidades, está a “vitrine viva”: uma cabine de fotos posicionada dentro da loja que libera papéis picados, proporcionando um registro inesquecível da visita. O interior também foi ambientado para o clima da Parada, com um arco-íris no chão guiando até as geladeiras adesivadas, além de materiais de positivação e testeiras que reforçam a presença da marca por todo o espaço.
A Amstel também contará com lojas experiência localizadas na Rua da Consolação. Nesses pontos de venda, os consumidores poderão misturar sua Amstel Vibes com gelo rosa com glitter, criando um drink desenvolvido pela Coco Leve.
Durante o fim de semana do evento, a marca promoverá ainda uma ação de “Compre e Ganhe” em lojas selecionadas: na compra de duas Amstel Vibes, o cliente leva o copo oficial da Parada, disponível exclusivamente nas lojas Oxxo.
Grupo SBF
Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, o Grupo SBF, que reúne as marcas Centauro, Fisia (distribuidora oficial da Nike no Brasil), NWB, FitDance, X3M e OneFan, promove ao longo do mês de junho ações voltadas à visibilidade e ao acolhimento de colaboradores LGBTQIAPN+.
A programação inclui um evento em parceria com a FitDance, que realizará um aulão de dança para mulheres trans acolhidas pela Casa Florescer, em São Paulo, no dia 26 de junho. O encontro também contará com uma roda de conversa, proporcionando um momento de cuidado e aproximação.
Outra iniciativa do grupo é o programa TransIdentidade, criado para apoiar pessoas trans no processo de retificação do nome civil nos documentos de identificação. Lançado em 2023, o projeto oferece assistência jurídica gratuita para a retificação do nome nas certidões de nascimento. Em 2024, o TransIdentidade passou a ser oferecido como um benefício corporativo.
No ano passado, ampliando suas ações de inclusão, o Grupo SBF lançou o programa Papo de Carreira, voltado a pessoas LGBTQIAPN+, que já contou com a participação de 33 pessoas. Além disso, promove iniciativas de conscientização e acolhimento, como o letramento, por meio de um guia prático voltado às lojas, com orientações sobre como incluir diferentes identidades de forma respeitosa.

L’Oréal
Para o Mês do Orgulho deste ano, a L’Oréal, patrocinadora da Parada do Orgulho em SP, promoveu uma ação durante a 24ª Feira Cultural da Diversidade LGBTQIAPN+, realizada na última quinta-feira, 19, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Na ocasião, a marca realizou uma live com a cantora e ativista Pepita para divulgar o programa global Stand Up Contra o Assédio.
Com o formato “Cartas para Pepita”, a live reuniu a artista ao lado da ONG Cruzando Histórias para transformar o conteúdo do treinamento Stand Up em uma conversa educativa sobre como agir com segurança diante de situações de assédio.
A ação integrou a participação da marca na feira com o Café Stand Up, um espaço interativo que convidava o público a realizar um treinamento rápido baseado na metodologia dos 5Ds do programa: Distrair, Delegar, Documentar, Dialogar e Direcionar.
Levi’s
Celebrando o orgulho queer, a Levi’s lançou uma coleção que destaca o valor da união e a importância de espaços seguros para todas as pessoas LGBTQIA+.
Inspirada na vida noturna e nos primeiros espaços de encontro queer, a coleção traz elementos visuais de símbolos históricos da comunidade, como o triângulo rosa, ressignificado nos anos 1970 por líderes do movimento pelos direitos LGBTQIA+. Para celebrar a diversidade dentro da própria comunidade queer, o time de design da Levi’s mergulhou no repertório visual dos arquivos da GLBT Historical Society.
Entre as peças estão jaquetas como a Pride One Family Trucker e a Pride Denim Moto Jacket. Com referências à história LGBTQIAP+, as camisetas incluem a Community Tee, que incorpora o triângulo rosa como símbolo de resistência.
A marca também apoia a abertura da turnê “Serenata da GG”, da cantora e drag queen Gloria Groove, iniciada em 13 de junho. Além disso, no cenário global, o elenco da campanha Pride 2025 inclui o músico country Shayne Gottlieb, cofundador da They Move — uma prática de movimento comunitário em Los Angeles —; Nora Foss, artista, musicista, chef e especialista em operações; Malia Spanyol, proprietária do Mother, um bar queer em São Francisco; Sadyr Diouf, DJ, produtor, modelo e ator; e Alicia Sadler, escritora, diretora, artista, produtora e diretora de arte.
A Levi’s também realiza uma doação anual de US$ 100 mil à Outright International, organização global dedicada à promoção dos direitos humanos de pessoas LGBTQIA+ em todo o mundo.
Seven Boys
A Seven Boys, marca especializada em pães industrializados, é copatrocinadora da 5ª edição da Corrida do Orgulho LGBT+, que acontece no dia 21 de junho, a partir das 8h, no Shopping SP Market, na capital paulista. Com percurso de 5 km, o evento abre oficialmente a programação da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de São Paulo, unindo esporte, diversidade e celebração.
Organizada pela Fuse Eventos Esportivos, a corrida conta com duas modalidades — corrida e caminhada — e é aberta ao público geral, incentivando a participação de atletas profissionais, simpatizantes, famílias e amigos.
No dia da prova, a arena será aberta às 6h30. A largada está marcada para as 8h, e a estimativa é de que as atividades se encerrem por volta das 9h30, quando terá início a cerimônia de premiação. Serão entregues troféus aos cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina, além dos três primeiros na categoria não binária.
Além da corrida, o evento contará com uma série de ativações. No espaço da Seven Boys, os participantes poderão vivenciar uma experiência imersiva em um túnel de LED infinito, ideal para fotos instagramáveis. Outra atração será o espaço de tatuagens digitais personalizadas, aplicadas por uma mini impressora com tinta hipoalergênica. Haverá ainda degustação de bolinhos da Seven Boys, disponíveis em diversos sabores no carrinho personalizado da marca.
No kit oficial do evento, distribuído nos dias 19 e 20 de junho, quinta e sexta-feira, no próprio shopping, os corredores receberão um kit de participação que inclui o lançamento exclusivo da marca para o período junino: o Pão de Paçoca.
Imagens: Envato e Divulgação