Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Empresa aérea Pan Am volta a cruzar os céus em um tour especial de R$ 330 mil

Com 50 passageiros a bordo, assentos totalmente reclináveis e serviço de primeira classe, a viagem esgotou rapidamente

Redação de Redação
20 de junho de 2025
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

A volta do avião da Pan Am cruzando os céus nesta semana remete aos tempos em que voar era sinônimo de luxo – uma ocasião especial para poucos. Na verdade, não deixa de ser assim: o tour “Tracing the Transatlantic”, que marcou o retorno das viagens da marca, custou de US$ 60 mil a US$ 65,6 mil (algo entre R$ 330 mil e R$ 360 mil). Com 50 passageiros a bordo, assentos totalmente reclináveis e serviço de primeira classe, a viagem esgotou rapidamente.

O voo – um charter de um Boeing 757 com as cores da lendária Pan Am – saiu na terça-feira, 17, do aeroporto JFK, em Nova York.

Até o dia 28 de junho, percorrerá o trajeto entre Nova York e Bermudas e cruzará o Atlântico para chegar a Lisboa, Marselha, Londres e Shannon, na Irlanda, antes de retornar a Nova York.

A ideia era fazer o percurso original, que partia de Washington e ia também aos Açores. Hotéis de primeira linha em cada uma dessas cidades estão incluídos no pacote.

As comissárias vestidas, penteadas e maquiadas impecavelmente, com direito a luvas brancas e a bolsas com o logo Pan Am causaram comoção num JFK com passageiros de outras companhias usando moletom e chinelos.

Nas redes sociais da empresa, seguidores aplaudiam a iniciativa, apesar de alguns dizerem que o design parecia barato e inconsistente, longe dos tempos áureos da companhia aérea.

A icônica Pan American World Airways nasceu em 1927 como correio aéreo entre Key West, na Flórida, e Cuba. Cresceu rapidamente graças a campanhas de marketing e pioneirismo em rotas e serviços. Durante a proibição de venda de bebidas alcoólicas nos EUA, por exemplo, anúncios com a Bacardi chamavam os americanos para beber rum e aproveitar o sol cubano.

Numa época em que os passageiros não precisavam tirar os sapatos e nem passar malas de mão pelo raio-X, as refeições nos voos da Pan Am eram preparadas por chefs do Maxim’s, então um dos mais requintados de Paris.

As comissárias fatiavam as carnes durante os voos, com facas de verdade. Em seu auge, em 1970, a companhia transportou 11 milhões de passageiros, para 86 países.

Porém, nos anos seguintes, a Pan Am foi atingida por problemas de gestão e uma sucessão de reveses, que começaram com a crise do petróleo, em 1973, e a desregulamentação do transporte aéreo nos EUA, poucos anos depois, que permitiu a entrada de concorrentes e companhias de baixo custo.

O golpe fatal aconteceu com um ataque terrorista, em 1988, quando um voo de Londres a Nova York explodiu, com 270 pessoas a bordo. Além de manchar a reputação da companhia, o atentado resultou em processos milionários, que acabaram no pedido de falência, em 1991.

O percurso atualmente no ar não é, evidentemente, a volta da companhia aérea. A Pan American Airways LLC é hoje uma empresa de licenciamento, que vende produtos como bolsas, jogos, camisetas para marcas variadas, relógios da marca Breitling e bonecas, como a Barbie aeromoça Pan Am.

A agência Beyond Capricorn, que diz reviver o glamour da era dourada das viagens, licenciou a marca.

Os pacotes turísticos Pan Am são operados pela empresa especializada em tours privativos Bartelings.

As próximas ofertas já estão no ar. O “Pan Am Tracing the Transpacific” pode ser adquirido por a partir de US$ 94,5 mil (cerca de R$ 520 mil) e está programado para sair em abril do ano que vem.

Já o “Pan Am Centenary Circumnavigation 2027” irá de São Francisco ao Taiti, passando por Sidney, Bancoc, Nova Déli, Cairo e Casablanca, antes de voltar a Miami. Está aceitando inscrições, mas sem informações detalhadas de preços.

Com informações de Estadão Conteúdo (Redação O Estado de S. Paulo).
Imagem: Envato

Postagem anterior

PPSA: produção de gás sobe 125,8% em abril, mas petróleo fica estável e fatia da União cai

Próxima Postagem

Empresa brasileira anuncia que vai projetar cabine do maior avião cargueiro do mundo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Mercado Livre, Shopee e Amazon lideram ranking de e-commerce no Brasil
E-commerce

E-commerce nacional movimentou R$ 225 bi em 2024; MPEs foram responsáveis por 30%, aponta MDIC

24 de junho de 2025
Shopee expande seção de Lojas Oficiais da plataforma com LG e Mobly
E-commerce

Shopee amplia entrega rápida para Rio de Janeiro e Belo Horizonte

24 de junho de 2025
Tecnologia

Infobip lança plataforma de IA que conecta marketing, vendas e suporte

24 de junho de 2025
Brasil gripe aviária
Economia

Gripe aviária: após reconhecimento da OMSA, países retomam importação de frango brasileiro

24 de junho de 2025
Atacarejo, desconto e warehouse clubs: a força do varejo de valor
Varejo

Vendas do varejo e serviços cresceram 8,1% no feriado de Corpus Christi de 2025 ante 2024

24 de junho de 2025
Franquias

Giraffas aposta em franquia de sobremesas e entra no mercado de açaí

24 de junho de 2025
Artigos

Taste SP: como o evento eleva experiências, transforma espaços e alavanca marcas

24 de junho de 2025
Tecnologia

Menos dinheiro em loja, mais segurança: o avanço do autoatendimento no varejo

24 de junho de 2025
Próxima Postagem

Empresa brasileira anuncia que vai projetar cabine do maior avião cargueiro do mundo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.