Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Arezzo&Co adota blockchain para rastrear 100% da sua cadeia do couro até 2030

Após projeto piloto realizado em 2022, companhia inicia conscientização e engajamento com ecossistema de parceiros

Redação de Redação
20 de junho de 2024
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Arezzo&Co adota blockchain para rastrear 100% da sua cadeia do couro até 2030

Atenta à crescente necessidade de reduzir os impactos na cadeia de produção, a Arezzo&Co planeja rastrear 100% da cadeia de couro até 2030. Com potencial de integração e segurança no tratamento dos dados, a tecnologia blockchain é a grande aliada desse projeto, que teve início em 2022 em sua fase de teste. Agora, a companhia se prepara para mapear integralmente todos os elos envolvidos na produção da principal matéria-prima da marca, das fábricas às fazendas de criação.

Liderado pela área de sustentabilidade do conglomerado de moda & lifestyle, a iniciativa também foi construída de maneira colaborativa com fornecedores e parceiros. A Blockforce, consultoria especializada em blockchain e que conta com um histórico de projetos desenvolvidos para o setor de moda, foi a escolhida para conduzir a criação da plataforma customizada.

Hoje, a Arezzo&Co conta com um sistema de rastreamento que integra informações como origem, autenticidade, movimentação e produção da matéria-prima, de maneira imutável e criptografada, o que garante a transparência e o compartilhamento seguro dos dados.

“Desde o começo, buscamos o olhar de todas as partes envolvidas nesse processo. Além de garantir a visão dos nossos parceiros a esse projeto piloto, também tivemos a participação ativa dos profissionais das fábricas, da área de sourcing e da própria diretoria. Durante a execução desse fluxo, foi atestado que os sistemas conseguiam integrar os dados e nos dar uma fotografia precisa da sequência documental necessária para o rastreamento”, afirma Suelen Joner, head de ESG da Arezzo&Co.

Além disso, a rastreabilidade do couro também impacta na jornada de descarbonização e redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Recentemente, a companhia deu mais um passo importante neste sentido e obteve a validação do Science Based Targets Initiative (SBTi) para as suas metas de curto prazo a longo prazo, mirando no NetZero até 2050. Ao se aliar à iniciativa global, que busca limitar o aumento da temperatura em 1,5º em relação aos níveis pré-industriais, a companhia garante a consistência do seu compromisso de combate às mudanças climáticas, em linha com os padrões científicos.

Liderança no setor e engajamento da cadeia

Com avanços consistentes ao lado de seus parceiros, a Arezzo&Co lidera a agenda de rastreabilidade do couro no setor de moda brasileiro. Já nos primeiros meses, alcançou a meta inicial de ter 20% do couro rastreado, estipulada no início do projeto piloto.

Entretanto, a complexidade e a grandeza da cadeia, aliada a alguns desafios operacionais, como ao fato de alguns pequenos fornecedores não utilizarem recursos digitais no dia a dia, por exemplo, têm sido desafios significativos no processo.

“Atualmente, 27% do couro utilizado em nossos produtos é rastreado e vamos alcançar 100% da cadeia até 2030. Para isso, estamos fortalecendo o trabalho de engajamento com o nosso ecossistema de parceiros. Como a maior house of brands de moda do País, temos um papel importante nessa frente e a oportunidade de ampliar as discussões sobre essa agenda no Brasil”, diz Suelen.

Segundo a executiva, o tema é tratado como prioridade dentro da estratégia ESG, que também integra e conduz a visão de negócio da companhia. “Mas, precisamos impulsionar a rastreabilidade do couro em toda a cadeia para alcançarmos avanços cada vez mais sólidos”, reconhece.

A empresa já realiza um trabalho de aproximação com os elos da cadeia, com o objetivo de conhecer as estruturas operacionais, entender quais são as principais dificuldades de cada um e como encontrar caminhos para a superação dos obstáculos. Com isso, objetiva gerar mais conscientização sobre a importância do rastreamento do couro, além de encontrar formas de melhorar o processo para as outras pontas da cadeia.

Avanços e iniciativas da jornada de sustentabilidade

Recentemente, a Arezzo&Co se aliou à Deforestation-Free Call to Action for Leather, iniciativa global, coordenada por Textile Exchange, Leather Working Group (LWG) e World Wildlife Fund (WWF), que convoca marcas e varejistas a utilizar couro bovino de cadeias de suprimentos livres de desmatamento até 2030.

Além disso, também tem utilizado a tecnologia blockchain para monitorar o algodão usado nas peças até a sua propriedade de origem. Lançada em 2021, essa foi a primeira iniciativa de rastreabilidade em larga escala da cadeia têxtil nacional.

A estratégia ESG da companhia se apoia nos pilares de produção responsável, meio ambiente saudável, pessoas empoderadas e comunicação transparente, com iniciativas que vão desde logística reversa, pós-consumo e energia renovável até capacitação, diversidade e inclusão.

Entre as metas estipuladas estão: 100% da cadeia de fornecedores diretos de produto acabado e seus subcontratados certificados em aspectos socioambientais até 2024; 60% de materiais sustentáveis em todos os produtos e implantação de logística reversa em 100% das lojas próprias e franquias nacionais até 2030, entre outras.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Copom interrompe cortes e mantém juros básicos em 10,5% ao ano

Próxima Postagem

Uso de IA eleva o faturamento da Fábrica de Bolos Vó Alzira em 80% em 3 anos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Uso de IA eleva o faturamento da fábrica de bolos Vó Alzira em 80% em 3 anos

Uso de IA eleva o faturamento da Fábrica de Bolos Vó Alzira em 80% em 3 anos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile