Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

O comportamento das crianças e jovens estão mudando a forma de as marcas se comunicarem, alertam especialistas da McMillanDoolittle

Aiana Freitas de Aiana Freitas
20 de maio de 2025
no Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Notícias, NRA Show
Tempo de leitura: 3 minutos
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
[the_ad id="169690"]

Os jovens da Geração Alpha, nascidos entre 2010 e 2025, estão fazendo as marcas mudarem a forma como elas se comunicam com os consumidores. Eles formam a primeira geração realmente digital, que nasceu com olhos vidrados em celulares e tablets. Ao mesmo tempo, valorizam, e muito, a experiência da loja física. E, à exceção dos muito pequenos, grande parte deles não apenas decide o que a família vai comprar, mas tem dinheiro próprio para gastar.

[the_ad id="138406"]

As tendências de consumo desses jovens, que já são 25% da população mundial, ou cerca de 2 bilhões de pessoas, foram tema do painel “Entendendo a Geração Alpha: insights sobre a nova geração de consumidores globais”, apresentado no Foodservice Executive Summit (FES) em Chicago, nos Estados Unidos. O evento foi promovido pela Gouvêa Foodservice no fechamento da programação da delegação que a consultoria levou a Chicago para acompanhar a NRA Show 2025. A Mercado&Consumo esteve em Chicago nos últimos dias acompanhando a delegação e fazendo uma cobertura completa da feira.

Amanda Lai, diretora sênior da McMillanDoolittle, e Madison McBride, consultora sênior sobre Consumer Insights e Inovação da mesma empresa, detalharam tendências de comportamento desses jovens consumidores, que vão representar 12% do consumo global em 2030.

[the_ad id="99067"]

Eles já são clientes

Madison McBride destaca que 70% dos jovens da Geração Alpha têm seu próprio dinheiro para gastar. Assim, eles não apenas influenciam a decisão e compra das famílias, mas usam a própria mesada e tomam decisões sozinhos, sobretudo quando se trata de brinquedos, materiais esportivos e alimentação.

Segundo os dados da McMillanDoolittle, 45% desses consumidores estão atentos a tendências em redes sociais e vídeos virais. Eles estão de olho, especialmente, em canais que falam de moda, beleza, comida, música e cultura.

A loja não está morta

Apesar de ter nascido completamente digital, a Geração Alpha é atraída pela experiência que a loja física pode proporcionar. Esse é o canal preferido de compras de 59% deles. Os jovens, no entanto, querem ter à disposição vários canais ao mesmo tempo.

Outra diferença é a forma como os jovens se informam sobre produtos e marcas. Nada de canais de TV, revistas, jornais, rádios ou podcasts. Eles são influenciados mesmo é por redes de streaming e plataformas de games.

Madison cita o caso da Alo Yoga, marca americana de roupas fitness e bem-estar. A marca criou o Alo Sanctuary, uma integração entre as lojas físicas e o game Roblox. Os usuários podem desbloquear recompensas virtuais no jogo visitando as lojas.

Amanda Lai citou, ainda, um exemplo visto pessoalmente pela Mercado&Consumo e pela delegação da Gouvêa Foodservice em Chicago: a loja de Harry Potter. O local é marcado pela experiência totalmente imersiva, com itens exclusivos.

Da mesma forma, a Dick’s House Sports, que vende materiais esportivos, criou um conceito de loja marcada pela experiência, com quadra e parede de escalada onde o cliente pode testar o produto antes de comprar.

Conexão autêntica

Criar uma conexão autêntica com as marcas é fundamental para os jovens da Geração Alpha. Muitas vezes, isso é feito por meio de collabs – tendência, inclusive, que será debatida no Connection Foodservice Day Pós-NRA Show 2025.

A Elf, marca de maquiagem de baixo custo, fez colaborações com empresas de setores diversos, como a rede e alimentação Chipotle. A Raising Cane’s, de fast casual, criou uma linha de roupas esportivas Cane’s Gear. “Muitas vezes, você não espera essas colaborações, e elas se tornam virais”, diz Amanda.

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

O TikTok é, grande parte das vezes, o canal que conecta os jovens da Geração Alpha às marcas. Por isso, é importante que elas estejam presentes e ativas na rede social. Amanda Lai destacou, ainda, o potencial do TikTok Shop, que acaba de chegar ao Brasil.

Imagens: Reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

Próxima Postagem

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.