Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Onde está a segurança dos dados dos consumidores e das empresas?

Debate sobre coleta de dados e segurança encerrou o Digitail

Redação de Redação
20 de abril de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Onde está a segurança dos dados dos consumidores e das empresas?

Aiana Freitas, editora-chefe da Mercado&Consumo, Bruna Salomão, DPO da Cobasi, e Longinus Timochenco, CISO Advisory

[the_ad id="169690"]

Para compreender hábitos de consumo a ponto de antecipar as necessidades do consumidor é preciso digitalizar as empresas, adquirir bases de inserção e análise de dados e criar modelos de negócio que aprimorem a experiência de compra e fidelizem o cliente. É preciso municiar o profissional da ponta com essas informações. É preciso que equipes dentro das empresas acessem essas informações, filtrem e distribuam as informações para que cada setor tome a sua melhor decisão. Os dados privados do cliente passam por muitas mãos e muitos sistemas.

[the_ad id="138406"]

A questão que se coloca é como alinhar esse processo à segurança dos dados dos usuários? A discussão sobre este tema revelou um abismo entre a boa prática do negócio e a realidade. O debate “Digitalização com segurança dos dados: a LGPD nas práticas do dia a dia” encerrou o Digitail, um evento promovido pela Gouvêa Experience, que reuniu mais de 40 especialistas de grandes empresas do varejo, consumo e foodservice, entre os dias 18 e 19 de abril, em São Paulo. O painel foi mediado por Aiana Freitas, editora-chefe da Mercado&Consumo, e contou com a presença de Bruna Salomão, DPO da Cobasi, e de Longinus Timochenco, CISO Advisory.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) entrou em vigor de 2020, estabelecendo regras e deveres para as empresas que coletam dados de seus clientes e, entre outras exigências, garantias de privacidade e segurança sobre essas informações.

Para Timochenco, a mentalidade predominante nas organizações ainda é a de cumprir a lei porque são obrigadas e precisam responder às auditorias. No seu entendimento, o cumprimento da LGPD é uma questão de respeito com o cliente, aumento a transparência da transação e da confiança do consumidor de que a compra foi feita de maneira idônea e segura. “Negócios que nascem sem segurança estão fadados ao fracasso”, opinou.

Na Cobasi, megastore voltada para o cuidado de animais de estimação, foi criado o cargo de DPO, conforme prevê a legislação, ocupado por Bruna, literalmente a encarregada dos dados e de garantir que a empresa siga a lei.

Segundo ela, a segurança dos dados é partilhada entre os departamentos jurídico e de tecnologia da informação (TI). O CEO recebe relatórios mensais e participa de reuniões trimestrais. De acordo com Bruna, colocar o cliente no centro do negócio é também levar em conta o dever para com a coleta, o tratamento e o uso de seus dados.

Quem é o responsável?

A percepção de Timochenco é de um amadorismo à brasileira nesse quesito, associado à desinformação. “Aqui, se fala em vazamento da informação como se fala de bala perdida”, observou. No entanto, quando o assunto não tem dono, a companhia tende a ter problema. E mesmo que os setores passem a responsabilidade de um para outro, esquivando-se das dificuldades, o responsável legal pela empresa é quem responde judicialmente e, depois dele, os corresponsáveis pelo processo.

Ambos os painelistas defendem uma política de conscientização de coleta e tratamento de dados dentro das organizações. Bruna observa, porém, que quando o CEO da empresa está engajado, quando a segurança é uma diretriz do negócio, os demais setores absorvem e praticam essas ações. “As empresas que não se adequarem não terão como progredir”, disse Bruna.

Timochenco destacou que as empresas estão ávidas para lançar novos aplicativos e novos produtos sem se preocupar com a segurança. “Por que não nascem seguros?”, desafiou.

Ele acredita que se as companhias implementarem as mudanças necessárias, os investimentos de prevenção, no futuro, serão menores que as perdas financeiras para reparar danos causados por ataques cibernéticos e vazamento de dados.

Para finalizar, ele deixou um desafio aos presentes: “Investiguem a deep web e vão se surpreender com quem está usando os dados de vocês.”

Isis Brum, em colaboração para Mercado&Consumo.
Imagem: André Ribeiro

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Toyota conta com R$ 1 bilhão em devolução de ICMS para produzir novo carro em SP

Próxima Postagem

Shein pretende nacionalizar 85% das vendas nos próximos anos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Shein

Shein pretende nacionalizar 85% das vendas nos próximos anos

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.