Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Coca-Cola, Ypê, Italac, Perdigão e Seara são as marcas mais escolhidas pelos brasileiros

Pesquisa da Kantar aponta que, com a inflação, cresceu a busca por proteínas mais baratas

Redação de Redação
20 de abril de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Coca-Cola, Ype, Italac Perdigão e Seara são as marcas mais escolhidas pelos brasileiros

O comportamento de consumo do brasileiro mudou em 2021. Com a maior inflação registrada desde 2015, de 10,6%, a redução do auxílio emergencial e o desemprego, que atinge 11,6% da população, cresceu a busca por proteínas mais baratas. Segundo dados do ranking Brand Footprint Brasil 2022, elaborado pela Kantar, duas empresas de alimentos processados, embutidos e congelados aparecem no Top 5 das marcas mais relevantes para os brasileiros.

Para elaborar o ranking, a Kantar visita semanalmente 11.300 lares e mensura quantas famílias estão comprando produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre. Foram analisadas cerca de 350 marcas e a métrica foi batizada de Consumer Reach Point (CRP).

A Perdigão permaneceu em quarto lugar, com 333 milhões de CRPs (Consumer Reach Point). Já a Seara teve sua estreia no recorte, subindo seis posições e se firmando na quinta colocação, com 281 milhões de CRPs.

Na primeira posição, está a Coca-Cola, que foi a marca mais relevante pela décima vez consecutiva, com 564 milhões de CRPs. Ypê (540 milhões de CRPs) aparece em segundo lugar e Italac (338 milhões de CRPs), na terceira colocação.

Mercado digital

Tendência acelerada pela pandemia, o digital ganhou força como alternativa para compras domésticas. Em 2021, cerca de 12 milhões de lares adquiriram bens de consumo massivo pelo e-commerce. A penetração do meio foi de 19,6% em 2021.

Um dado que chama a atenção são as diferenças de comportamento do consumidor digital e do offline. Em termos comparativos, os shoppers têm um tíquete médio 25% maior. Também há maior presença de marcas de home care e beauty no Top 5 – tanto é que Ypê ocupa a primeira posição. Completam o ranking Piracanjuba, Omo, Sadia e Italac.

Outros insights

No offline, a distribuição pelos canais de compras é mais variada. Os atacarejos, entretanto, apresentaram a maior penetração (alta de dez pontos porcentuais na comparação entre 2020 e 2021). Em seguida, aparecem as lojas de departamento (alta de 7,9 pontos porcentuais) e os supermercados convencionais (alta de 5,3 pontos).

Em relação ao perfil, os shoppers com até 34 anos (alta de 3,4 pontos) e casais com crianças pequenas (alta de 1,9 ponto) movimentaram as marcas. Esse consumidor mais jovem, inclusive, reflete na busca por conveniência e indulgência na alimentação. Com isso, é possível ver marcas de biscoitos e bolos ganharem posições expressivas no ranking. Entre elas, estão Bauducco (16ª posição), Nestlé (17ª) e Panco (18ª).

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Três em cada quatro brasileiros são gamers e smartphone é a plataforma preferida para jogar

Próxima Postagem

A onipresença de dispositivos conectados à internet: presente e futuro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
A onipresença de dispositivos conectados à internet: presente e futuro

A onipresença de dispositivos conectados à internet: presente e futuro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile