Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Baixa produtividade e informalidade estão entre os desafios do varejo

Temas foram debatidos no 10º Fórum do Varejo e Marketing, realizado neste fim de semana no Guarujá (SP)

Aiana Freitas de Aiana Freitas
20 de março de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Baixa produtividade e informalidade estão entre os desafios do varejo

A baixa produtividade e a informalidade estão entre os principais desafios do varejo brasileiro, concluíram executivos no debate final do 10º Fórum do Varejo e Marketing, realizado neste fim de semana no Guarujá, litoral de São Paulo. Neste ano, o tema central do evento foi “O consumo e o varejo impactados pela transformação digital transversal”. A Mercado&Consumo foi mídia partner do fórum.

O evento foi promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais e contou com curadoria de Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, publisher da Mercado&Consumo e presidente do Lide Comércio; e Marcos Quintela, CEO e sócio da VMLY&R Group no Brasil e presidente do Lide Comunicação.

O CEO da varejista Telhanorte-Tumelero, Juliano Ohta; o CEO do Grupo Boticário, Fernando Modé; e o vice-presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação do Grupo Carrefour, Stéphane Engelhard, participaram do debate final “E agora, Brasil? ”

Ohta destacou o desafio da baixa produtividade do varejo. “A educação é a porta de entrada para a produtividade. Como queremos que pessoas tenham seu primeiro emprego no varejo e trabalhem bem, se as pessoas não sabem fazer conta de matemática?”, questionou.

Para ele, se existisse uma “bala de prata” para atacar o varejo, seria investir no ensino profissionalizante. “No Brasil, de 10% a 11% dos estudantes do ensino médio estão no ensino profissionalizante. Nos países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Económico], esse índice é de 48%”, exemplificou.

Modé, do Boticário, também lamentou a forma como os recursos são investidos na educação no Brasil. “Dois terços da verba da educação vão para processos, e não para alunos”, pontuou.

A informalidade foi apontada pelos empresários como outro problema grande e particularmente difícil de ser enfrentando pelo varejo neste momento em que gigantes do e-commerce comercializam produtos de sellers do mundo todo. Para Ohta, tanto os sellers quanto as próprias plataformas precisam ser taxadas.

“Existem questões de curto prazo, mas também estruturais, que precisam ser combatidas. Quando se fala nos produtos que vêm da China, existem preocupações como: como eles são feitos e que aditivos têm? Essas são questões de curto prazo que têm de ser resolvidas”, citou Engelhard, do Carrefour. Para o longo prazo, ele citou a necessidade de reformas, como a administrativa.

Ao fim, os executivos foram unânimes em afirmar: o varejo precisa ser protagonista na busca por soluções para os problemas econômicos, em especial neste ano eleitoral de 2022.

Imagem: Aiana Freitas

Postagem anterior

Danone aposta em plataforma para oferecer consultoria a varejistas

Próxima Postagem

Como varejista de 50 anos promove transformação digital no interior da Bahia

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Como varejista de 50 anos promove transformação digital no interior da Bahia

Como varejista de 50 anos promove transformação digital no interior da Bahia

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.