Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Liderança em tempos de incertezas – parte 1

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
20 de fevereiro de 2017
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

No momento atual, uma das poucas certezas possíveis é a de que vivemos tempos voláteis dominados pelas incertezas. De toda ordem.

No plano político, pelos inúmeros fatores derivados de mudanças relevantes no cenário internacional que levaram à eleição do presidente Trump nos Estados Unidos, ao Brexit na Inglaterra, aos conflitos étnicos e religiosos no Oriente Médio e que, no curto prazo, podem ainda gerar outras surpresas envolvendo esse crescente processo de reversão da globalização e repensar do papel do Estado.

No cenário econômico, aparentemente estável em seus fundamentos, as transformações se precipitam como um tsunami geradas pelas mudanças determinadas pela tecnologia que faz, ao mesmo tempo, desaparecer negócios, marcas e atividades com muitos anos de História, assim como faz brotar, de repente, não mais que de repente, fenômenos globais como Google, Facebook, Waze, Uber, Snapchat, WhatsApp e inúmeros outros, redesenhando todo o ambiente.

No plano comportamental, a ascenção da geração Millenial e sua sucessora, a geração Z, nascidas multitela e permanentemente interconectadas e interativas, desenha um profundo processo de transformação que se amplia à medida que esses segmentos se tornam mais representativos no conjunto da população. Porém, com uma míriade de segmentos, sub-segmentos, clusters e nichos comportamentais. Mas, acima de tudo, com uma explosiva demanda por individualidade e personalização no reconhecimento, tratamento e relacionamento.

De forma significativa vivemos mudanças dramáticas em tudo como, hoje, conhecemos. Numa velocidade, intensidade e profundidade que exigem repensar constante e aberto para assimilar e incorporar o que for possível desse processo. Sem o que, a alternativa é o isolamento e o distanciamento, quase psicótico,  pretensamente reconfortantes.

Parte desse cenário foi antecipado pelo sociólogo polonês recém-falecido, Zygmunt Bauman, em suas clássicas obras envolvendo os conceitos de Modernidade e Economia Líquidas.

Sua visão e propostas anteciparam um pouco do que hoje vivemos e tudo é ainda um processo em profunda transformação.

 

Agora é volátil

No cenário atual, até mesmo as visões de Economia ou Modernidade Líquidas, propostas há mais de cinquenta anos, deveriam, necessariamente, serem atualizadas para Economia e Modernidade Voláteis.

Esse profundo processo revolucionariamente evolutivo demanda novas atitudes e estilos de liderança no mundo dos negócios balizados pela transformação dinâmica,  fluída e, principalmente, volátil, que se cria e recria a cada momento, onde a própria realidade pode ser vista e interpretada de formas e maneiras diversas. Tal qual o efeito de um caleidoscópio que a cada leve movimento mostra combinação de formas e cores diferentes do momento anterior.

A própria ideia de liderança já é um conceito passível de discussão colocando em perspectiva a possibilidade de falarmos da proposta clássica de liderança em tempos onde moderação, coordenação, ativação, motivação, visão, propósito, inspiração, integração, co-work, coach e outros conceitos de crescente importância se sobrepõem à concepção da visão monolítica de liderança, como a conhecíamos.

A visão de que não se pode ter um único estilo de liderança aplicável a todos de um grupo, que ensejou o conceito de Liderança Situacional, parece ser um dos poucos conceitos que se sustentam nesse novo cenário. Porém, potencializado pelo desafio de uma ampliação das alternativas de comportamentos dos grupos e sub-grupos e, principalmente, indíviduos, pelas mudanças rápidas de atitudes e expectativas, ensejando muito mais atenção e sensibilidade para perceber tais processos.

A busca dos modelos mais adequados de liderança em tempos de modernidade, mais do que líquida, volátil, desafia todos aqueles que se propõem a atuar em busca de melhores resultados, na amplitude que o conceito permite, e seja lá no que for.

 

Nota: Na próxima semana, voltaremos ao tema, com a segunda parte deste artigo.

Postagem anterior

Liderança Líquida

Próxima Postagem

Sears diz que vai cortar US$1 bi em custos; ações sobem 40%

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Próxima Postagem

Sears diz que vai cortar US$1 bi em custos; ações sobem 40%

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.