Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

NRF 2022: Microsoft e AWS debatem metaverso e tecnologia em evento exclusivo

Executivos das empresas participaram do Retail Executive Summit (RES), promovido pela Gouvêa Experience

Aiana Freitas de Aiana Freitas
20 de janeiro de 2022
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
NRF 2022: Microsoft e AWS debatem metaverso e tecnologia em evento exclusivo

Entradas em lojas inspiradoras, encontros de relacionamento, visitas guiadas aos estandes e acompanhamento de palestras dos maiores especialistas em varejo e consumo do mundo fizeram parte do programa da delegação da Gouvêa Experience ao Retail’s Big Show em Nova York, nos Estados Unidos. Os temas tratados na feira promovida pela National Retail Federation (NRF) e a forma como eles podem ser aplicados à realidade do mercado brasileiro foram debatidos no Retail Executive Summit, realizado nesta quarta-feira (19).

A Mercado&Consumo embarcou junto com a delegação da Gouvêa Experience para acompanhar a NRF e realiza uma cobertura especial do evento com reportagens, vídeos e podcasts.

O Retail Executive Summit foi apresentado por Marcos Gouvêa de Souza, fundador e CEO da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo. Contou com a participação de Hayan Ortega, head de Industry, Retail & CG, Latin America da Microsof;t e Ravi Bagal, head Worldwide Business Development de Consumer Industries da Amazon Web Services (AWS), entre outros executivos.

Hayan Ortega falou sobre um tema que permeou toda a NRF neste ano: o metaverso, definido por ele como “um mundo digital conectado a diversos aspectos do mundo físico”. “Isso já está acontecendo hoje e todas as capacidades são camadas empilháveis, da Internet das Coisas até as realidades mistas”, disse.

O executivo da Microsoft disse que as lojas conectadas permitem que os varejistas observem o comportamento do consumidor, entendam suas necessidades e respondam muito rapidamente quando há algum problema, como a falta de produto em estoque.

Ele listou algumas soluções que vê como tendências, como o uso de holografias e de provadores virtuais nas lojas. Tudo isso pode estar dentro do metaverso. “Há muitas formas de o metaverso impactar o consumidor. Diferentemente do mundo físico, no virtual nós sabemos exatamente para o que as pessoas estão olhando.”

Transformação de negócios

A mudança nos hábitos dos consumidores, em especial aquelas relacionadas às novas tecnologias, está levando os varejistas a transformar a forma como fazem negócios, e esse foi o tema debatido por Ravi Bagal, da AWS. “Pensando sobre o que acontecerá nos próximos anos, o futuro do varejo em nível global será brilhante,  especialmente na América Latina. A tecnologia vai abrir novas oportunidades de interação entre consumidores e varejo”, pontuou.

No evento que marcou o fim da viagem da delegação da Gouvêa Experience à NRF, ele falou que nos últimos anos o varejo e a cadeia de suprimentos foram testados de forma inédita. Para Bagal, alguns desafios vão persistir e outros devem aumentar. “Vemos uma transformação fundamental na forma como consumidores interagem com varejistas.”

Ravi Bagal disse que os consumidores estão numa jornada que tem vários caminhos: pode começar no desktop, continuar no smartphone e terminar na loja física, por exemplo. E os varejistas podem interagir com eles em todos esses momentos. Para o executivo da AWS, engana-se quem pensa que a digitalização foi efeito da covid-19. “As receitas do e-commerce começaram a subir antes da pandemia.”

Ele também listou algumas tendências em que é preciso ficar atento, como o fato de a reputação da marca ser cada vez mais importante para o consumidor – especialmente da geração mais nova -, o aumento do uso do machine learning e da Inteligência Artificial e a automação dos serviços de atendimento ao cliente. Destacou, ainda, o live streaming.

Imagens: Aiana Freitas

Postagem anterior

Varejo não é mais o que era antigamente: destaques da NRF 2022

Próxima Postagem

Inflação supera 47,7% dos acordos salariais e pode limitar o consumo

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Inflação supera 47,7% dos acordos salariais e pode limitar o consumo

Inflação supera 47,7% dos acordos salariais e pode limitar o consumo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile