Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

FecomercioSP: ceia de Natal de 2023 fica abaixo da inflação anual na Grande São Paulo

Inflação de alimentos , como cortes bovinos e aves, foi menor do que a elevação geral dos preços ao longo do ano

Redação de Redação
19 de dezembro de 2023
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Ceia de Natal de 2023 fica abaixo da inflação anual na Grande São Paulo, aponta FecomercioSP

A ceia de Natal de 2023 será mais barata para as famílias da Grande São Paulo. A inflação de alimentos geralmente consumidos nessa época do ano, como cortes bovinos e aves, foi menor do que a elevação geral dos preços da economia da região ao longo do ano: enquanto a cesta subiu 1,8%, os produtos em geral ficaram 5,7% mais caros no mesmo período, segundo levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Mais do que isso, os presentes de Natal estão quase no mesmo patamar de 2022, registrando queda tímida de 0,26% entre dezembro do ano passado e novembro de 2023. Isso significa que os consumidores paulistanos devem encontrar preços mais atrativos para as compras.

No caso da ceia de Natal, o resultado deste ano foi puxado pela retração nos preços de cinco ingredientes. A cebola ficou 14,7% mais barata, leite longa vida, 12,2%, cortes bovinos caíram 9,3%, batata-inglesa teve queda de 7,8% e o frango inteiro baixou 3,4%. Na contramão, registraram variação positiva entre dezembro de 2022 até novembro itens como leite em pó (2%) e pescados (3,2%). Os produtos, no entanto, ainda ficaram abaixo da inflação média do último mês.

Já entre os presentes, a redução mais expressiva foi vista nos televisores, que caíram 13,1% no período analisado. Roupas de cama, também bastante presenteadas no Natal, retraíram 2,4%.

Compras Natalinas

Apesar dos preços mais em conta, a FecomercioSP orienta que os consumidores da Grande São Paulo façam pesquisas detalhadas, buscando descontos e promoções antes de comprar e priorizem os produtos que sofreram menos com a inflação ao longo do ano.

Vale lembrar, por exemplo, que muitos ingredientes subiram mais do que a inflação média de 2023, como o azeite de oliva (34%), a cenoura (19,3%) e o arroz (19%). No total, 13 itens estão mais caros agora do que um ano atrás. Sem contar os produtos que fazem parte do dia a dia dos brasileiros, como os ovos de galinha (7,6%) e os refrigerantes (9,6%).

Tão importante quanto é ter uma gestão financeira cuidadosa, com planejamento de gastos baseado nas possibilidades de consumo de cada orçamento. No grupo dos presentes, acessórios como relógio de pulso e joias e bijuterias tiveram elevação moderada, ficando, respectivamente, 1,8% e 2,2% mais caros ao longo de 2023.

Já os itens que fazem parte das trocas de presentes também apontaram altas mais expressivas, como conjuntos de roupas infantis (3,5%), enquanto os vestidos subiram 4,2%, as blusas, 4,3%, e os sapatos, 5%. Contudo, os brinquedos serão, de fato, os gastos mais altos deste Natal: muito procurados nessa época do ano, registraram aumento de 7% na avaliação.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

OCDE estima crescimento do PIB brasileiro em 1,8% em 2024, abaixo do indicador do governo

Próxima Postagem

FMC inicia plano de reestruturação global que inclui demissões no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
FMC inicia plano de reestruturação global que inclui demissões no Brasil

FMC inicia plano de reestruturação global que inclui demissões no Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.