Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Latam Retail Show

Pequeno comércio de alimentos enfrenta solidão, falta de apoio e baixa automação

Pesquisa da Troiano Branding mapeou desafios dos empreendedores e foi divulgada no Latam Retail Show sponsored by IBM

Redação de Redação
19 de setembro de 2025
no Destaque do dia, Latam Retail Show, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

A vida do pequeno comerciante de alimentos é marcada por semanas que não acabam e por um déficit de apoio para cuidar e expandir o negócio. Essas empresas têm pouco acesso às indústrias fornecedoras, enfrentam dificuldade de automatizar rotinas e carecem de preparo formal para planejar crescimento e treinar equipes. Ainda assim, o pequeno comércio segue como motor da autonomia, da criação dos filhos, da compra de bens e da concretização de sonhos e viagens.

Essas são algumas das conclusões de um estudo da Troiano Branding lançado nesta quinta-feira, 18, no Latam Retail Show sponsored by IBM, em São Paulo. Feito em parceria com a Gouvêa Experience, o levantamento foi a campo no segundo semestre de 2025 e ouviu 120 donos de mercearias e mercadinhos de até quatro check-outs (caixas). Com 12 desses pequenos empresários, a consultoria aplicou o método ZMET, que investiga pensamentos, sentimentos e percepções mais profundos por meio de metáforas visuais e narrativas.

“É uma jornada solitária. Eles aprendem, criam seus próprios métodos, muitas vezes sozinhos. Há um pedido latente de apoio, de tecnologia, de algum prestador que desenvolva soluções para eles”, afirma Cecília Troiano, CEO da Troiano Branding.

O que aperta o caixa do pequenos

O estudo analisa o que mais aperta, hoje, o caixa do pequeno comércio. E evidencia a falta de acesso direto aos fornecedores: apenas 16% dizem comprar direto das indústrias. Segundo a pesquisa, 47% dependem de distribuidores de produtos.

Além disso, o treinamento é quase sempre concentrado no dono da empresa. A pesquisa mostra que 82% dos entrevistados se disseram responsáveis pelo treinamento do time. A operação como um todo é baseada na família, o que faz com que os times sejam reduzidos. Sessenta e seis por cento dos pequenos comércios de alimentos têm uma equipe de, no máximo, quatro pessoas.

A baixa automatização é um problema geral. Dos entrevistados, 61% dizem que não têm processos automatizados. Isso significa que esse pequeno comércio ainda depende muito de lançamentos manuais ou em Excel, por exemplo.

Outras dores do dia a dia são as dificuldades para cuidar da parte financeira do negócio (sinalizada por 77% dos entrevistados), concorrência (60%), negociação com parceiros e fornecedores (57%), controle de processos (35%) e segurança (27%).

Desafios diários, valores e motivações

O método ZMET, desenvolvido pela empresa de consultoria Olson Zaltman, consiste em pedir aos entrevistados que escolham imagens que representem suas experiências e emoções em relação ao negócio, permitindo que os pesquisadores identifiquem motivações, valores e desafios que muitas vezes não aparecem em pesquisas tradicionais.

Na pesquisa feita com o pequeno comércio, a técnica revelou empreendedores que se veem em cenas de corrida, lutas de ringue ou se afogando — símbolos da intensidade e dos desafios diários.

Outra metáfora significativa é a corda bamba, que representa o esforço de se equilibrar rumo a um futuro mais estável. “Eles acreditam nos frutos. Mesmo nessa travessia difícil, há vitória, há alento ao fim do caminho”, diz Cecília Troiano. “Ao mesmo tempo, surgiram metáforas de se sentirem presos, sufocados e até ‘jogando a toalha’. É uma vida muito intensa.”

Imagem: Envato

Postagem anterior

Kellanova, dona da Sucrilhos, amplia fábrica em Santa Catarina

Próxima Postagem

Oportunidades no abastecimento do varejo de construção

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Oportunidades no abastecimento do varejo de construção

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile