Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Consumidor do Amanhã deseja humanização, personalização e fidelização

A afirmação foi feita na pesquisa “Tomorrow’s Consumer”, divulgada durante o Latam Retail Show

Redação de Redação
19 de setembro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
consumidor

O consumidor do amanhã deseja humanização, socialização, personalização, fidelização e inclusão no momento da compra. A afirmação foi feita na pesquisa “Tomorrow’s Consumer: Onda 2023 latam”, divulgada hoje, 19, durante o Latam Retail Show.

A Mercado&Consumo é media partner do evento, que ocorre entre os dias 19 e 21 de setembro no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo, e faz uma cobertura especial.

O estudo aponta que o consumidor atual reflete mais sobre o que compra, como e quando. O comportamento o caracteriza como “smart consumer” e reflete a tendência de buscar por jornadas de consumo eficientes, ser crítico em relação às tecnologias e seu papel no momento da compra, e usar o celular como fonte de referência e informação.

A valorização de conexões transparentes e verdadeiras é um dos princípios do smart consumer. A pesquisa aponta o aumento da ida a lojas com serviços de cafés e restaurantes em que é possível comprar, beber e comer no mesmo ambiente (42%), lojas que levam produtos em casa com possibilidade de devolução (33%), lojas que ensinam e recomendam como usar seus produtos e serviços (36%), lojas que oferecem programas de lealdade (43%), atendentes ultra especializados para tirar dúvidas e fazer recomendações (32%) e produtos mais inclusivos para pessoas com deficiências e idosos (33%).

As pessoas estão mais abertas para testar novas tecnologias e serviços, mas também mais críticos em relação ao seu uso a médio e longo prazo. A pesquisa indica que o uso de QR codes/etiquetas escaneáveis caiu de 46% em 2022 para 30% em 2023; vitrines virtuais caíram de 33% para 23%; atendimento com inteligência artificial caiu de 39% para 29% e lojas com atendentes robôs sofreu diminuição de 14% para 9%.

Por outro lado, algumas tecnologias e serviços caíram no gosto dos brasileiros durante os anos. O estudo cita o hábito de realizar compras online (65%), aplicativos de entrega (44%), e  comprar pelo celular dentro de lojas e retirar o produto (29%).

Realizado entre 18 países, o estudo compara o comportamento da população com 18 anos ou mais durante os 3 últimos anos.
Imagem: Shutterstock 
Postagem anterior

Governo emitirá títulos verdes na Bolsa de Nova York

Próxima Postagem

Atividade econômica cresce 0,44% em julho e acumula alta de 3,12% em 12 meses

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Atividade econômica tem alta de 0,44% em julho

Atividade econômica cresce 0,44% em julho e acumula alta de 3,12% em 12 meses

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.