Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Criada pela Heineken, metodologia Star Serve garante qualidade do chope em bares e festivais

A marca espera comercializar 750 mil litros no Rock in Rio

M&C Media Labs de M&C Media Labs
19 de agosto de 2024
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
heineken

Frequentemente associado a momentos de socialização, celebrações e encontros em bares e restaurantes, o chope é uma presença constante no cotidiano dos brasileiros e reflete a importância cultural da bebida no País.

A manutenção dos parâmetros de qualidade é uma etapa importante para garantir a satisfação dos consumidores. Os brasileiros apreciam o frescor e o sabor do chope, fatores que são diretamente influenciados pelo controle de qualidade durante a produção e distribuição. O País é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, alcançando a marca de 15,4 bilhões de litros anualmente. É o que aponta pesquisa do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindcerv).

A consistência na qualidade da bebida fortalece a confiança dos consumidores na marca, incentivando a fidelização e promovendo o crescimento contínuo do mercado. Um estudo da Nielsen revelou um aumento de 1,1% nas vendas de 2023, em comparação com 2022 – aproximadamente 112 milhões de hectolitros vendidos.

Em entrevista à Mercado&Consumo, Fábio Cittolin, gerente técnico nacional do Grupo Heineken, fala sobre a relevância do chope e a importância da manutenção de padrões elevados.

Mercado&Consumo: Neste ano, a Heineken é patrocinadora oficial do Rock in Rio Brasil pelo sexto ano consecutivo. Como é ser responsável pela distribuição de chope em festivais dessa escala?

Fábio Cittolin: Ser responsável pela comercialização do chope em um evento do tamanho do Rock in Rio é extremamente desafiador. É diferente do consumo da bebida em um bar, em que o cliente se senta no balcão ou em uma mesa, pede um chope, conversa e pede outro. Em festivais temos que seguir uma configuração totalmente diferente, porque faz parte de um consumo imediato.

Mercado&Consumo: Quais são as estratégias para garantir um chope perfeito nessas condições?

Fábio Cittolin: A Heineken tem uma frente chamada Star Serve, que consiste em cinco etapas para tirar um chope perfeito. Com essa metodologia, trabalhamos para que a bebida tenha qualidade identificável em qualquer lugar do mundo, seja em bares ou festivais, no Brasil e no mundo. Esse é um programa global da companhia, e esperamos que o consumidor identifique o chope Heineken e a qualidade Star Serve pelo colarinho, copo, a bolacha, e todo o ritual que realizamos.

Mercado&Consumo: Você pode descrever as cinco etapas do Star Serve?

Fábio Cittolin:

  1. O copo deve estar limpo e na temperatura correta para que a bebida fique gelada por mais tempo. Segundo o ritual, o chope ideal precisa sair da máquina com uma temperatura entre -1º a 0º graus, para que seja consumido entre 0º e 1º graus.
  2. Ao iniciar a tirada, o copo deve estar em um ângulo de 45º graus. Neste passo, a ideia é que o barista permita que o chope corra com objetivo de garantir a proporção ideal de espuma e líquido para o consumo.
  3. 3.Ao fazer o colarinho do chope, utiliza-se uma espátula para retirar o excesso de espuma. O colarinho perfeito deve ter entre 4cm e 5cm de espessura, característica fundamental para manter o gás, temperatura e aroma na bebida.
  4. É fundamental que a quantidade de espuma seja conferida e esteja no ponto ideal, alinhada no ombro da estrela (linha horizontal) que estampa a marca no copo.
  5. No momento de entregar o copo ao consumidor, a estrela do logo deve estar virada para o cliente para garantir a apresentação perfeita.

Mercado&Consumo: Quais são as expectativas da marca para a edição do Rock in Rio deste ano?

Fábio Cittolin: O desafio é alcançar o número mágico de 1 milhão de litros de chope Heineken vendidos durante os 7 dias de festival. Nosso maior número até agora foi 820 mil litros. Para este ano, temos a previsão de comercializar 750 mil litros.

Mercado&Consumo: A Heineken está presente em eventos e ativações premiums ao redor do mundo, como F1, The Town e Rock in Rio. Qual é a importância de estar presente em todos esses momentos?

Fábio Cittolin: Quem não gosta de boas memórias? Em eventos como esse, os consumidores estão vivendo experiências com amigos e familiares, e a Heineken tem como objetivo proporcionar esses momentos de socialização inesquecíveis na vida das pessoas. Esse é um dos nossos principais objetivos como empresa: estar no coração e copo do cliente. Uma das ideias seguidas para esse ano é estar presente naquela foto e postagem de um momento especial, sendo parte significativa da construção daquela memória.

Esses momentos fazem parte do objetivo da marca, que é seguir apostando em ocasiões de consumo para todos os públicos, marcar e ser lembrada em momentos de diversão, como esportes e música.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Centauro amplia portfólio infantil com linha de produtos Nike e Jordan

Próxima Postagem

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile