Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Modelo de microfranquias aumenta participação no setor, aponta estudo da ABF

Entre os segmentos que possuem maior número de microfranquias, estão os Serviços, Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar

Redação de Redação
19 de julho de 2022
no Destaque do dia, Economia, Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
microfranquias

As franquias que possuem investimento inicial de até R$ 105 mil, teto que foi anunciado em junho de 2021, são conhecidas como microfranquias e, segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), têm ganhado espaço no setor. A pesquisa apontou que o modelo cresceu sua participação de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022, considerando redes só de microfranquais (redes puras) e também mistas (dois modelos).

Ao analisar 2021 e 2022, a variação do número de microfranquias chegou a atingir 39,8%, associada ao aumento do teto e aos modelos mais compactos desenvolvidos pelas redes. Entre os segmentos que possuem maior número de microfranquias, estão os Serviços e Outros Negócios, com 27,4%, seguido por Alimentação, com 16,2%, e Saúde, Beleza e Bem-estar, com 15,5%.

O estudo também identificou um crescimento no tempo médio de atuação dessas franquias, com variações positivas nas faixas de 1 a 2 anos, 3 a 4 anos, 5 a 6 anos e acima de 10 anos. Esse aumento é atribuído ao fato de novas redes se consolidarem com maior tempo de atuação, novos modelos adotados por redes mais maduras e também pela dição das consideradas mistas pelo novo teto.

A pesquisa ainda mostrou uma forte tendência por modelos alternativos de microfranquias, principalmente o home-based. “Os modelos sem ponto físico de venda já vinham ganhando espaço no franchising, mas, de fato, a pandemia deu um impulso ainda maior a eles”, destacou Adriana Auriemo, diretora de microfranquias da ABF. Ela também explicou que o aumento na procura pelo modelo home-based está ligada ao investimento inicial menor e uma melhor integração com a vida pessoal.

Outro tema abordado na pesquisa da ABF foram os planos de negócio das microfranquias. O prazo de retorno, por exemplo, é de 7 a 16 meses nas microfranquias e de 17 a 28 meses no modelo tradicional. Já em relação as taxas, o comportamento entre os dois modelos é semelhante, com exceção da taxa de publicidade. No investimento inicial, a média para microfranquias varia entre R$ 43 mil e R$ 55 mil, com uma grande variação de acordo com o ponto comercial.

A procura por investimentos neste estilo fez com que crescesse o número de redes atuantes. De acordo com dados do Portal do Franchising, as faixas mais acessadas na busca são de investimento até R$ 100 mil, o que equivale a 85% do total de buscas. Além disso, entre os top 10 termos mais buscados, 5 se referem a microfranquias ou franquias de baixo investimento. O mesmo comportamento foi visto nas matérias acessadas.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Pernambucanas contrata alunos de programa de qualificação da companhia

Próxima Postagem

Petlove investe mais de R$ 50 milhões em Centro de Distribuição exclusivo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Petlove

Petlove investe mais de R$ 50 milhões em Centro de Distribuição exclusivo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile