Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Para comerciantes, fluxo de pessoas é a principal vantagem de ter negócio no centro de São Paulo

Pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo aponta que 72% dos comerciantes da região estão otimistas

Redação de Redação
19 de maio de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Para comerciantes, fluxo de pessoas é a principal vantagem de ter negócio no centro de São Paulo

Com cerca de 600 mil pessoas por dia, apenas pelas estações Sé, São Bento e Anhangabaú, o fluxo de pessoas foi citado como a principal vantagem de ter um comércio na região central de São Paulo, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a Orbis. A localização também é outra vantagem enxergada pelos comerciantes locais, com 13%.

Dos empresários entrevistados, 50% são do segmento de roupas, calçados e acessórios. Segundo a pesquisa, 54% dos comerciantes sentem melhoria do policiamento na região e 72% estão otimistas e têm expectativa de melhora no futuro do comércio na região.

Por outro lado, 31% dizem que as políticas públicas e incentivos fiscais não são eficazes e 22% sentem falta de incentivo fiscal para a região. Para eles, é necessário haver mais zeladoria (49%) e segurança (22,4%).

A pesquisa também ouviu frequentadores da região. Entre as atividades preferidas estão compras (24,1%), seguidas de centros culturais (15,7%) e serviços como bares e restaurantes (12,7%).

Entre os entrevistados, 76% circulam pela região a trabalho e 51% visitam o centro diariamente. Das pessoas que circulam pela região, 61,8% disseram preferir comprar em lojas físicas. O segmento de roupas e calçados lidera no ranking de desejo nos próximos meses, com 44,4%.

Citada por32,7%, a segurança continua sendo um ponto de atenção. Outros 26,1% disseram que a limpeza é um problema, enquanto 22,7% gostariam de um melhor acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Revitalização do Centro Histórico

Para incentivar o empreendedorismo e a geração de emprego e renda na região do Centro Histórico de São Paulo, a ACSP criou a campanha #vemprocentro. Essa ação é um estímulo para potencializar os negócios na região, além de apresentar aos paulistanos e turistas um lado da cidade que já foi palco do desenvolvimento econômico.

“Essa região da cidade possui características essenciais para impulsionar o país para um crescimento sustentável, com benefícios para toda a sociedade. Por isso, criamos a campanha #vemprocentro, como forma de atrair a população para não somente passar pelo centro e sim para frequentá-lo e usufruir dos diversos serviços disponibilizados por aqui”, comenta Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo.

Segundo a entidade, uma das ações para a revitalização da região é incentivar a moradia no Centro Histórico de São Paulo por meio do retrofit. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, vai subsidiar R$ 1 bilhão para empresas do setor imobiliário que investirem em reformas e modernização de edifícios nessa região. Esse subsídio pode ser de até 25% do valor das despesas das obras, que serão pagos pela prefeitura.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Procon-SP monitora preços do arroz para evitar especulação

Próxima Postagem

Habib’s implementa tecnologia Android em suas lojas para aprimorar a jornada do cliente

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Habib's implementa tecnologia Android em suas lojas para aprimorar a jornada do cliente

Habib's implementa tecnologia Android em suas lojas para aprimorar a jornada do cliente

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.