Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home E-commerce

E-commerce nacional atingiu 10% do varejo total, aponta o E-Shopper Barometer

O estudo reuniu mais de 24 mil consumidores de 22 países

Redação de Redação
19 de maio de 2024
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Formatos de varejo online têm índices mais elevados de satisfação dos clientes
[the_ad id="169690"]

O e-commerce no Brasil atingiu 10% do varejo total, e a quantidade de compradores pela internet cresceu três pontos percentuais, atingindo 68% da população nacional em 2023 em relação ao ano anterior, conforme concluiu o E-Shopper Barometer, pesquisa anual realizada pelo Grupo Geopost.

[the_ad id="138406"]

O estudo reuniu mais de 24 mil consumidores de 22 países, incluindo o Brasil, para identificar o comportamento do consumidor digital. Ele aponta que os compradores brasileiros receberam, em média, 3,8 encomendas por mês. Eles compraram mais roupas e outros itens de moda (48%), além de calçados, produtos de beleza ou de saúde, empatados com 43%.

O e-commerce continua sendo visto positivamente, como uma maneira de economizar tempo para 79% dos consumidores; para 65%, é uma opção de compra que reduz o estresse se comparado às compras em lojas físicas. É considerado muito conveniente para 53%, mesmo se houver necessidade de devolver alguma compra. Cinco em cada dez dos entrevistados acreditam que conseguem comprar pela internet perto de 100% dos produtos que precisam.

Preferências no recebimento da compra

Quando se trata da entrega das encomendas, 65% consideram importante saber qual a transportadora responsável pela entrega, pois isso traz mais segurança. Além disso, os e-shoppers querem, em ordem de preferência:

  1. receber notificações em tempo real,
  2. ter previsão da hora da entrega,
  3. receber a entrega no mesmo dia,
  4. receber onde ele estiver.

Na sequência vem a preferência por entrega no dia seguinte e por contar com várias opções de entrega, além da possibilidade de reagendar a data de recebimento.

Ser informado sobre o prazo exato de entrega no intervalo de uma hora e poder escolher o dia e horário específicos de recebimento são fatores importantes para 84% dos compradores brasileiros entrevistados.

Em relação à logística reversa, a pesquisa aponta que 7% dos consumidores devolveram sua última compra e, dentre eles, 49% consideraram o processo de devolução positivo, sem esforços. Grande parte das encomendas de volta, ou 74%, foi deixada em um ponto postal; 17% delas foram retiradas em casa por um serviço de courier, e 7%, deixadas em um ponto de movimentações de remessas.

Entregas sustentáveis

A oferta de opções de entregas ambientalmente sustentáveis se mostrou um atrativo para oito em cada dez dos respondentes, enquanto 68% afirmaram que a escolha por alternativas de entregas ecologicamente corretas é importante quando realizam compras online.

O uso de veículos de baixas emissões é a melhor opção para 41% dos consumidores, e 39% responderam que combinar vários produtos para que sejam entregues juntos também é uma opção relevante de entrega sustentável.

Millennials e aficionados

O E-Shopper Barometer também destacou a representatividade dos millennials, nascidos entre a década de 1980 e 1990, no e-commerce brasileiro. Ele constatou que 61% de todas as compras são realizadas por esse público, representando 10,9% de participação média no total de compras online entre todas as categorias de produtos. Os millennials recebem quase 4 encomendas por mês.

Já os aficionados, ou heavy buyers, realizam 54% do total de todas as compras online, o que representa 17,8% de participação média no total de compras entre todas as categorias. Eles receberam 7 encomendas por mês em 2023, de 8 categorias diferentes de produtos, principalmente de beleza e cuidados de saúde.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Habib’s implementa tecnologia Android em suas lojas para aprimorar a jornada do cliente

Próxima Postagem

Foodservice em nova dimensão é serviço, experiência e solução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Foodservice em nova dimensão é serviço, experiência e solução

Foodservice em nova dimensão é serviço, experiência e solução

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.