Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Fusão da Petz com Cobasi representa avanço da rede para ser gigante do segmento pet

Em 2021, após compra da Zee Dog, a empresa disse que buscava se tornar o melhor ecossistema do setor até 2025

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
19 de abril de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Petz

As varejistas Petz e Cobasi comunicaram sua fusão ao mercado nesta sexta-feira, 19. Juntas, as empresas acumulam uma receita de R$ 6,9 bilhões, mais de 480 lojas físicas e o título de maior companhia do setor. O anúncio motivou a disparada das ações da Petz. Às 10h45, estavam em alta de 40,57%, a R$ 4,90.

“A fusão desses dois lideres de mercado vai resultar no surgimento de uma empresa ainda maior e relevante, que vai buscar uma eficiência maior através das suas sinergias operacionais. Esse movimento definitivamente deve elevar o índice de competitividade do mercado, porque todos os players vão lutar para se equiparar ao padrão de desempenho e operação que vai ser estabelecido ao longo dos anos”, afirma Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem.

Em fato relevante, as empresas comunicaram que cada grupo controlador terá 50% da nova companhia. Serão distribuídos ainda R$ 450 milhões da Cobasi para os acionistas da Petz.

“Empresas concorrentes muitas vezes têm conjuntos de habilidades e recursos complementares e, ao unir essas forças, elas podem criar uma entidade mais completa e capaz de atender às necessidades dos clientes de forma mais abrangente. No caso da Petz e Cobasi, o mercado identifica a Cobasi como a empresa que possui melhor atendimento em loja, enquanto a Petz é conhecida por investir mais em tecnologia”, explica Priscila Rosas, sócia da Fortezza Partners.

Mercado em números 

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) apontam que o Brasil ocupa a terceira posição no ranking global de faturamento no segmento pet, com uma fatia de 4,95%. O país está atrás dos Estados Unidos, que detém 43,7%, e China, com 8,7%. Em 2023, o setor faturou R$ 68,9 bilhões, com um crescimento anual estimado de 14%.

“Pensando no consumidor, podemos esperar uma marca ainda mais forte e com melhorias no nível de serviço dos consumidores finais. Além disso, haverá uma movimentação grande dos players para competir nesse novo cenário. Pensando na nova marca, também podemos prever o fechamento de lojas para redução de custos, uma vez que as duas empresas tem lojas nas mesmas localizações”, Yamashita afirma.

Diversas varejistas enxergam o potencial de exploração do setor no Brasil. Em 2023, a marca de calçados e acessórios Melissa, do Grupo Grendene, anunciou sua estreia no segmento pet com uma coleção que celebra a conexão entre os animais de estimação e seus tutores. A coleção Pets era formada por bolas, mordedores, coleiras e guias desenvolvidas com referências a ícones da marca.

“O segmento pet no Brasil é absolutamente pulverizado. Quando somamos o faturamento dos cinco maiores varejistas do setor, o número representa menos de 15% das vendas totais do mercado. A maior parte dele vai continuar nas mãos de pequenos, independentes e regionais varejistas espalhados por todo o país. Além disso, apresenta uma multiplicidade de canais importantes – a categoria é vendida em super e hiper mercados, lojas especializadas, pet shops de bairro, etc, e conta com serviços de higiene, medicamentos e beleza”, finaliza o executivo.

Em 2021, a Petz já expandia o seu domínio com a compra da plataforma Zee Dog por R$ 715 milhões. À época, a empresa disse em fato relevante que o negócio representava “um movimento único de transformação e consolidação do mercado pet, e fundamental na busca pela visão do Grupo Petz de ser mundialmente reconhecido como o melhor ecossistema do segmento pet até 2025”.

Imagem: Montagem/MERCADO&CONSIMO

Postagem anterior

BC comunica vazamento de dados vinculados a chave Pix do Banpará

Próxima Postagem

Público de 34 mil pessoas no Web Summit Rio motiva lançamentos e inovações

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Público de 34 mil pessoas no Web Summit Rio motiva lançamentos e inovações

Público de 34 mil pessoas no Web Summit Rio motiva lançamentos e inovações

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.