Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Existirão consumidores protagonistas no mundo dos robôs?

Debate sobre como tornar a digitalização humanizada marcou encerramento do 1º dia da Digitail

Redação de Redação
19 de abril de 2023
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Existirão consumidores protagonistas no mundo dos robôs?

Carolina Pavan, executiva de Contas da Infracommerce; Regina Pellegrino, CHRO do Grupo CRM; Lucas Neves, diretor-executivo da Usaflex; e André Venâncio, CTO/CIO das Lojas Eskala

[the_ad id="169690"]

Num mundo que sentiu a necessidade de se isolar como forma de prevenção e segurança sanitária durante a pandemia da covid-19, a tecnologia intermediou de forma eficiente – no final das contas – as necessidades dos consumidores.

[the_ad id="138406"]

As empresas menos antenadas à digitalização de vendas e dos serviços ou se adaptaram para sobreviver ou fecharam; outras surgiram nativas digitais. O fato é que, se a pandemia trouxe uma nova forma de consumir, o período pós-pandêmico marca uma nova transformação, desta vez movida pela necessidade humana de conexão. Afinal, somos sujeitos sociais que, por natureza, sentimos a necessidade de pertencer a uma coletividade – uma verdade registrada por Aristóteles mais de 300 anos antes de Cristo.

Isso significa que as aplicações práticas do e-commerce, como melhorar a navegabilidade do site, por exemplo, já não são mais suficientes para os consumidores em 2023. Eles desejam, sim, a conveniência e a agilidade da tecnologia, mas acompanhadas de experiências personalizadas, exclusivas e únicas. Em meio à automação promovida das IAs (inteligências artificiais), os consumidores querem exercer o seu direito ao consumo com liberdade e autonomia.

Para lidar com essa nova demanda, as grandes varejistas investem sistematicamente em Inteligência Artificial, na oferta multicanal e no omnichannel. Apesar de o contato ter ficado a um clique de distância, o processo de compra e venda é melhor avaliado e o cliente é fidelizado quando a transação é humanizada, isto é, quando pessoas participam do processo.

Estas questões foram debatidas no painel “Digitalização humanizada: o protagonismo das pessoas no mundo dos robôs”, no Digitail, evento promovido nesta semana pela Gouvêa Experience. O painel contou com a mediação de Carolina Pavan, executiva de Contas da Infracommerce, e a presença dos painelistas Regina Pellegrino, Chief Human Resources Officer (CHRO) da Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau (Grupo CRM), Lucas Neves, diretor-executivo da Usaflex, e André Venâncio, CTO/CIO das Lojas Eskala.

A chave do processo é compreender “a jornada do consumidor”, na visão de Lucas Neves. Para ele, os novos mecanismos de medição, com mais informações sobre o comportamento, só fazem sentido se chegarem como insumo para o vendedor que entra em contato com o cliente na ponta da transação. “O vendedor precisa ter cada vez mais informação para que possa atender cada vez melhor”, afirmou.

Neves salienta que por mais que existam muitos dados disponíveis sobre hábitos de consumo, ainda faltam muitas informações sobre o ciclo completo da jornada do consumidor. De acordo com ele, essas medições são facilmente “traduzíveis” na navegação online, porém, ainda faltam informações para a entender esse comportamento nas lojas físicas e melhorar essa experiência de compra.

Para Regina Pellegrino, “a humanização nunca vai deixar de ser importante”. “Quanto mais dados, mais necessária é a conexão humana”, disse. Citando o lema da Kopenhagen, disse que “transformar momentos comuns em extraordinários só pode ser feito por meio de dados na experiência humana”.

A CHRO do Grupo CRM disse que o digital expandiu as vendas, que a empresa se ajustou à conveniência e à agilidade, mas se manteve ancorada no atendimento personalizado dentro da loja. “Para muitas pessoas, é um momento de descompressão”, relatou.

Por outro lado, nutrir a crença de que o digital é uma ameaça ao setor é condenar-se à morte. Ela destaca a ferramenta como importante aliada na análise dos dados e na escalabilidade. Mas enfatizou que não é preciso abrir mão do físico e, sim, associar da forma mais equilibrada possível a tecnologia e as trocas humanas.

André Venâncio acredita na humanização digital porque a tecnologia é inexorável e o varejo é para pessoas. Para ele, vai se destacar a empresa que conseguir trazer o dado humanizado e reverter em resultado.

Ele pesa a importância de os dois processos caminharem juntos. Em sua opinião, há partes da jornada do consumidor que são mais ágeis e eficazes com uso da automação e trechos em que os robôs não podem substituir a capacidade criativa do ser humano.

Venâncio sugere aos varejistas que quiserem ser digitais transformarem toda a cultura da empresa. “O digital permeia todos os vieses da companhia, não é só o e-commerce. O que a gente está vivendo é uma grande experiência omnichannel“, opinou.

Chatbot

O público quis saber o que pensam os painelistas sobre os chatbots num contexto de investimento em IA e o descontentamento dos clientes.

Regina afirmou que a intenção determina o resultado. Para ela, o serviço de atendimento ao cliente sempre pode ser melhorado, mas a decisão de automatizar o sistema não pode estar ancorada no custo. “O chatbot tem de ser criado para gerar conveniência e agilidade para o consumidor, mas se a intenção for trocar o custo de um colaborador CLT por um robô, não vai funcionar, porque a intenção não está correta”, pontuou.

Venâncio acredita que 80% das experiências com chatbots são ruins porque este processo tem alto custo para as empresas. Aquelas que executam esse serviço com excelência, na opinião dele, estão no setor financeiro, que conseguem investir em serviços em melhores.

Para o futuro, ele acredita que existirá o profissional 4.0. O atendimento ao cliente será feito por uma pessoa e supervisionado por um robô, que orienta as decisões e potencializa o profissional. No final, é ele quem decide sobre a melhor forma de conduzir o diálogo. Ao mesmo tempo, esse robô será alimentado pela interação com o profissional.

Os três painelistas foram unânimes sobre a necessidade de qualificação de seus vendedores, que precisam estar a par dos processos digitais e munidos de informações qualitativas sobre os clientes. Assim, é possível ser eficaz no atendimento na ponta, pois são eles os que irão atender ou não o consumidor no momento da venda ou da oferta do serviço.

Isis Brum, em colaboração para Mercado&Consumo.
Imagens: André Ribeiro

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Marketplaces registram crescimento de 3% e totalizam 135,6 bilhões em vendas em 2022

Próxima Postagem

Popai Brasil apresenta novo corpo diretivo para triênio de 2023

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Popai Brasil

Popai Brasil apresenta novo corpo diretivo para triênio de 2023

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.