Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Foco nas pessoas é um dos pilares para um negócio exponencial, afirma CEO da Abrafarma

Esse e outros pontos foram apresentados por Sergio Mena Barreto no primeiro dia do Conexão Farma 2025

Felipe Mario de Felipe Mario
19 de março de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Foco nas pessoas é um dos pilares para um negócio exponencial, afirma CEO da Abrafarma

Foco nas pessoas é um dos pilares fundamentais para a transformação dos negócios. Empresas que priorizam a experiência e o engajamento de seus colaboradores e clientes, alinhadas a um propósito claro, conseguem se diferenciar no mercado.

Esse e outros pontos foram apresentados por Sergio Mena Barreto, CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), durante o painel “Liderança e Exponencialidade no Mercado Farma”, no primeiro dia do Conexão Farma 2025, em São Paulo. Durante sua apresentação, o executivo citou exemplos de sucesso, como a CVS Health Corporation, dos Estados Unidos, que adota iniciativas inovadoras com foco no cliente, implementando tecnologias que ampliam a experiência de compra e otimizam a operação.

“Uma empresa exponencial coloca o humano no centro, seja dentro, seja fora. Tudo é feito em prol das pessoas, com o objetivo de reduzir o atrito com o cliente”, afirmou Mena.

Para colocar as pessoas no centro dos negócios, é necessário registrar tudo. “Por que vocês acham que as grandes redes de varejo coletam o CPF? Porque a gente vende CPF? Jamais. CPF é ouro. Mas a gente aprende tudo o que pode, cada vez que o cliente se identifica. Aí você vai descobrir: será que estou engajando mais clientes? Estou crescendo ou não minha base? A base que está vindo é boa? O cliente que compra mais tem um tíquete médio maior, uma cesta maior?”, explicou.

Com a coleta do CPF do cliente, o varejista também consegue obter dados sobre sua reputação, se ele recomenda a empresa para outros e como chegou até ela.

E quanto à IA?

Mena também destacou o impacto da Inteligência Artificial (IA) no varejo. “Quando sabemos tudo sobre o cliente, quando reunimos dados, podemos explorar um campo muito interessante. E agora a Inteligência Artificial pode fazer isso por nós de forma simples.”

Ao falar sobre IA, o executivo fez um alerta: “Não tenham medo da IA”. Para ele, estamos vivendo o início de uma revolução cultural. “IA não é sobre tecnologia. Quem pensa assim está errado. IA é sobre cultura, sobre uma nova forma de enxergar e fazer as coisas”, ressaltou.

Segundo Mena, essa transformação cultural sem precedentes será ainda mais profunda nos próximos anos. “Se eu fosse você, já procuraria um curso básico de IA para negócios, porque vai precisar. Todos nós vamos”, concluiu.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Vivemos em um mundo em que adultos estão regredidos?

Próxima Postagem

Casa Bauducco inaugura unidade no aeroporto de Vitória (ES) seguindo plano de expansão

Felipe Mario

Felipe Mario

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Casa Bauducco inaugura unidade no aeroporto de Vitória (ES) seguindo plano de expansão

Casa Bauducco inaugura unidade no aeroporto de Vitória (ES) seguindo plano de expansão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile