Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Brasil está acima da média mundial no uso de Inteligência Artificial

No ano passado, 54% dos brasileiros relataram ter utilizado IA generativa, enquanto a média global foi de 48%

Redação de Redação
19 de janeiro de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Brasil está acima da média mundial no uso de Inteligência Artificial

Quando o assunto é o uso de Inteligência Artificial (IA), o Brasil está acima da média mundial, revela uma nova pesquisa global do Google e da Ipsos. No ano passado, 54% dos brasileiros relataram ter utilizado IA generativa, enquanto a média global foi de 48%. O estudo, intitulado Our Life with AI: From Innovation to Application, entrevistou 21 mil pessoas em 21 países.

O otimismo em relação ao potencial da IA aumenta à medida que a tecnologia demonstra seus benefícios e capacidades. Cerca de 65% dos brasileiros veem a IA como promissora, em comparação a 57% no mundo. A versatilidade da tecnologia, que vai além do entretenimento, e sua contribuição para diversas áreas da vida, como trabalho e educação, explicam a perspectiva positiva.

Esse entusiasmo se traduz em uma maior expectativa de ganhos, com 60% dos brasileiros prevendo aumento nos empregos, enquanto 49% da população mundial compartilha dessa mesma visão. O percentual de brasileiros que confiam nas mudanças no mercado de trabalho causadas pela IA cresceu de 62% para 68% em um ano. Em 2023, 20% dos trabalhadores brasileiros que se viam impactados pelo uso de IA no mercado de trabalho acreditavam precisar de um novo emprego. Em 2024, esse número caiu para 15%.

Potencialização dos avanços da ciência

Olhar para o futuro revela que os brasileiros veem a IA como uma força transformadora em diversos setores, com destaque para:

  • Ciência: 80%
  • Medicina: 77%
  • Agricultura: 74%
  • Segurança cibernética: 67%

Além disso, 64% da população brasileira acredita que os benefícios da inovação, seja na ciência ou na medicina, superam os riscos dos avanços da IA.

É notável o potencial da IA em áreas como a saúde. O Med-PaLM 2, por exemplo, é uma ferramenta de IA generativa do Google Cloud que está auxiliando radiologistas brasileiros da Dasa na identificação de doenças em exames de imagem, proporcionando resultados mais precisos e agilizando o processo de diagnóstico. O modelo de linguagem conversacional, projetado para responder a perguntas médicas, foi lançado em 2022 e desenvolvido em parceria com médicos de diversos países. Essa inovação demonstra o potencial da IA para transformar a experiência do paciente e otimizar a gestão da saúde.

Ferramenta de crescimento pessoal e profissional

Os brasileiros demonstram grande entusiasmo pelas novas aplicações da IA, especialmente aquelas que facilitam a vida cotidiana, como:

  • Busca por informações online: 81%
  • Assistência pessoal: 76%
  • Apoio aos estudos: 74%

Além disso, há um consenso sobre a importância de ferramentas como assistentes de escrita (85%) e tradutores (89%). No geral, os brasileiros estão utilizando a IA generativa para ajudá-los a escrever (78%), fazer brainstorming (78%) e resolver problemas (87%), digerir documentos mais longos (72%) ou informações complexas (78%).

A IA está redefinindo o papel dos profissionais brasileiros, que veem nessa tecnologia uma oportunidade de aprimorar o nível de suas atividades. Três a cada quatro brasileiros entrevistados (78%) afirmam utilizar IA no trabalho e 88% dos entrevistados consideram essencial o uso da IA para lidar com informações complexas e encontrar soluções inovadoras para os desafios do negócio.

Futuro da IA no País

Os brasileiros têm uma visão dividida sobre como o País está aproveitando as oportunidades oferecidas pela IA: 54% acreditam que o Brasil está no caminho certo, enquanto a média global é de 63%. A população espera uma maior colaboração entre governo e empresas de tecnologia para impulsionar a IA, com destaque para investimentos em infraestrutura (73%), como internet de alta velocidade e energia.

“É inspirador ver o Brasil abraçando a IA generativa com entusiasmo e otimismo. Os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana. O Google está comprometido em apoiar essa jornada, oferecendo ferramentas e recursos que ajudem brasileiros de todas as áreas a prosperar nesta nova era”, afirma Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Freepik

Postagem anterior

TAG e NTS se juntam e oferecem transporte de gás com desconto de 90%

Próxima Postagem

TikTok cumpre decisão da Justiça e sair do ar nos EUA

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Projeto de lei sancionado por Joe Biden determinava a venda do serviço para continuar no país

TikTok cumpre decisão da Justiça e sair do ar nos EUA

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile