Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Tecnologia

Brasil está acima da média mundial no uso de Inteligência Artificial

No ano passado, 54% dos brasileiros relataram ter utilizado IA generativa, enquanto a média global foi de 48%

Redação de Redação
19 de janeiro de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Brasil está acima da média mundial no uso de Inteligência Artificial
[the_ad id="169690"]

Quando o assunto é o uso de Inteligência Artificial (IA), o Brasil está acima da média mundial, revela uma nova pesquisa global do Google e da Ipsos. No ano passado, 54% dos brasileiros relataram ter utilizado IA generativa, enquanto a média global foi de 48%. O estudo, intitulado Our Life with AI: From Innovation to Application, entrevistou 21 mil pessoas em 21 países.

[the_ad id="138406"]

O otimismo em relação ao potencial da IA aumenta à medida que a tecnologia demonstra seus benefícios e capacidades. Cerca de 65% dos brasileiros veem a IA como promissora, em comparação a 57% no mundo. A versatilidade da tecnologia, que vai além do entretenimento, e sua contribuição para diversas áreas da vida, como trabalho e educação, explicam a perspectiva positiva.

Esse entusiasmo se traduz em uma maior expectativa de ganhos, com 60% dos brasileiros prevendo aumento nos empregos, enquanto 49% da população mundial compartilha dessa mesma visão. O percentual de brasileiros que confiam nas mudanças no mercado de trabalho causadas pela IA cresceu de 62% para 68% em um ano. Em 2023, 20% dos trabalhadores brasileiros que se viam impactados pelo uso de IA no mercado de trabalho acreditavam precisar de um novo emprego. Em 2024, esse número caiu para 15%.

Potencialização dos avanços da ciência

Olhar para o futuro revela que os brasileiros veem a IA como uma força transformadora em diversos setores, com destaque para:

  • Ciência: 80%
  • Medicina: 77%
  • Agricultura: 74%
  • Segurança cibernética: 67%

Além disso, 64% da população brasileira acredita que os benefícios da inovação, seja na ciência ou na medicina, superam os riscos dos avanços da IA.

É notável o potencial da IA em áreas como a saúde. O Med-PaLM 2, por exemplo, é uma ferramenta de IA generativa do Google Cloud que está auxiliando radiologistas brasileiros da Dasa na identificação de doenças em exames de imagem, proporcionando resultados mais precisos e agilizando o processo de diagnóstico. O modelo de linguagem conversacional, projetado para responder a perguntas médicas, foi lançado em 2022 e desenvolvido em parceria com médicos de diversos países. Essa inovação demonstra o potencial da IA para transformar a experiência do paciente e otimizar a gestão da saúde.

Ferramenta de crescimento pessoal e profissional

Os brasileiros demonstram grande entusiasmo pelas novas aplicações da IA, especialmente aquelas que facilitam a vida cotidiana, como:

  • Busca por informações online: 81%
  • Assistência pessoal: 76%
  • Apoio aos estudos: 74%

Além disso, há um consenso sobre a importância de ferramentas como assistentes de escrita (85%) e tradutores (89%). No geral, os brasileiros estão utilizando a IA generativa para ajudá-los a escrever (78%), fazer brainstorming (78%) e resolver problemas (87%), digerir documentos mais longos (72%) ou informações complexas (78%).

A IA está redefinindo o papel dos profissionais brasileiros, que veem nessa tecnologia uma oportunidade de aprimorar o nível de suas atividades. Três a cada quatro brasileiros entrevistados (78%) afirmam utilizar IA no trabalho e 88% dos entrevistados consideram essencial o uso da IA para lidar com informações complexas e encontrar soluções inovadoras para os desafios do negócio.

Futuro da IA no País

Os brasileiros têm uma visão dividida sobre como o País está aproveitando as oportunidades oferecidas pela IA: 54% acreditam que o Brasil está no caminho certo, enquanto a média global é de 63%. A população espera uma maior colaboração entre governo e empresas de tecnologia para impulsionar a IA, com destaque para investimentos em infraestrutura (73%), como internet de alta velocidade e energia.

“É inspirador ver o Brasil abraçando a IA generativa com entusiasmo e otimismo. Os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana. O Google está comprometido em apoiar essa jornada, oferecendo ferramentas e recursos que ajudem brasileiros de todas as áreas a prosperar nesta nova era”, afirma Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Freepik

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

TAG e NTS se juntam e oferecem transporte de gás com desconto de 90%

Próxima Postagem

TikTok cumpre decisão da Justiça e sair do ar nos EUA

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Projeto de lei sancionado por Joe Biden determinava a venda do serviço para continuar no país

TikTok cumpre decisão da Justiça e sair do ar nos EUA

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.