Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Mercados de bairro resistem aos grandes varejistas, mas precisam investir em tecnologia

Pensando no futuro, 35% dos lojistas disseram que planejam aumentar o uso de ferramentas digitais nos próximos 12 a 24 meses

Redação de Redação
18 de outubro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Mercado de bairro

Apesar da ideia de domínio das grandes varejistas sobre os pequenos mercados, a pandemia mostrou uma mudança no hábito dos consumidores que aumentaram o consumo nesses tipos de comércio. É o que aponta a pesquisa “Digitalizando o Varejo 2022”, realizada pela gestora global de venture capital Flourish Ventures.

Segundo o estudo, os mercadinhos de bairro ainda são muito presentes no dia a dia dos consumidores. No Brasil, 92% dos entrevistados planejam manter ou aumentar as compras neles. Durante a pandemia, cerca de 80% dos clientes compraram a maioria dos mantimentos em pequenos varejos.

Para Arjuna Costa, sócio da Flourish Ventures, a pesquisa destaca o potencial desse mercado. “Mercados de bairro estão no centro da comunidade. O dono conhece o cliente pelo nome e o estabelecimento frequentemente tem o que o cliente precisa. É impossível para os grandes varejistas entregar esse padrão de atendimento ao consumidor, com o mesmo nível de contato e intensidade de relacionamento”, explicou.

Entretanto, a pesquisa mostrou que tanto lojistas como clientes acreditam que o pequeno varejo precisa acelerar a adoção de tecnologias digitais. Para eles, esse é um processo para permanecer relevante e competitivo, dando continuidade ao movimento começado com a pandemia.

O estudo apontou que 65% dos lojistas brasileiros usam aplicativos de conversa para se comunicar com fornecedores ou consumidores. Pensando no futuro, 35% dos lojistas disseram que planejam aumentar o uso de ferramentas digitais para vendas online, comunicação e delivery nos próximos 12 a 24 meses.

De acordo com estimativas feitas pela Flourish Ventures, quando o pequeno varejo se tornar digital os lojistas poderão aumentar os lucros entre 60% e 100%. Porém, há uma demora na implementação das inovações devido a outras questões empresarias mais urgentes.

“É preciso criar um processo de incorporação fluido e confiável, dado que os lojistas estão relutantes em investir tempo e dinheiro em soluções até que possam enxergar seu valor tangível”, finalizou Costa.

Comparativo com países emergentes

O estudo da Flourish Ventures também analisou o desempenho de mercados de bairro no Egito, Índia e Indonésia. Ao todo, foram 1.600 entrevistados, metade de lojistas e a outra metade de consumidores.

Ao analisar os outros países que se enquadram como emergentes, foram identificadas as mesmas características e tendências desse pequeno varejo. Entre os consumidores, 94% disseram que continuarão comprando nos pequenos mercados. Já 80% dos lojistas destacaram que anseiam hoje por melhores ferramentas financeiras digitais.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Via lança série com dicas para parceiros turbinarem vendas na Black Friday

Próxima Postagem

Como lidar com as novas mentalidades do mercado de trabalho?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Como lidar com as novas mentalidades do mercado de trabalho?

Como lidar com as novas mentalidades do mercado de trabalho?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile