Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Mercados de bairro resistem aos grandes varejistas, mas precisam investir em tecnologia

Pensando no futuro, 35% dos lojistas disseram que planejam aumentar o uso de ferramentas digitais nos próximos 12 a 24 meses

Redação de Redação
18 de outubro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Mercado de bairro

Apesar da ideia de domínio das grandes varejistas sobre os pequenos mercados, a pandemia mostrou uma mudança no hábito dos consumidores que aumentaram o consumo nesses tipos de comércio. É o que aponta a pesquisa “Digitalizando o Varejo 2022”, realizada pela gestora global de venture capital Flourish Ventures.

Segundo o estudo, os mercadinhos de bairro ainda são muito presentes no dia a dia dos consumidores. No Brasil, 92% dos entrevistados planejam manter ou aumentar as compras neles. Durante a pandemia, cerca de 80% dos clientes compraram a maioria dos mantimentos em pequenos varejos.

Para Arjuna Costa, sócio da Flourish Ventures, a pesquisa destaca o potencial desse mercado. “Mercados de bairro estão no centro da comunidade. O dono conhece o cliente pelo nome e o estabelecimento frequentemente tem o que o cliente precisa. É impossível para os grandes varejistas entregar esse padrão de atendimento ao consumidor, com o mesmo nível de contato e intensidade de relacionamento”, explicou.

Entretanto, a pesquisa mostrou que tanto lojistas como clientes acreditam que o pequeno varejo precisa acelerar a adoção de tecnologias digitais. Para eles, esse é um processo para permanecer relevante e competitivo, dando continuidade ao movimento começado com a pandemia.

O estudo apontou que 65% dos lojistas brasileiros usam aplicativos de conversa para se comunicar com fornecedores ou consumidores. Pensando no futuro, 35% dos lojistas disseram que planejam aumentar o uso de ferramentas digitais para vendas online, comunicação e delivery nos próximos 12 a 24 meses.

De acordo com estimativas feitas pela Flourish Ventures, quando o pequeno varejo se tornar digital os lojistas poderão aumentar os lucros entre 60% e 100%. Porém, há uma demora na implementação das inovações devido a outras questões empresarias mais urgentes.

“É preciso criar um processo de incorporação fluido e confiável, dado que os lojistas estão relutantes em investir tempo e dinheiro em soluções até que possam enxergar seu valor tangível”, finalizou Costa.

Comparativo com países emergentes

O estudo da Flourish Ventures também analisou o desempenho de mercados de bairro no Egito, Índia e Indonésia. Ao todo, foram 1.600 entrevistados, metade de lojistas e a outra metade de consumidores.

Ao analisar os outros países que se enquadram como emergentes, foram identificadas as mesmas características e tendências desse pequeno varejo. Entre os consumidores, 94% disseram que continuarão comprando nos pequenos mercados. Já 80% dos lojistas destacaram que anseiam hoje por melhores ferramentas financeiras digitais.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Via lança série com dicas para parceiros turbinarem vendas na Black Friday

Próxima Postagem

Como lidar com as novas mentalidades do mercado de trabalho?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Como lidar com as novas mentalidades do mercado de trabalho?

Como lidar com as novas mentalidades do mercado de trabalho?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.