A cibersegurança tem ganhado destaque recentemente, impulsionada pelo rápido avanço tecnológico e pelo aumento no número de ataques às empresas. De acordo com um estudo da VikingCloud, oito em cada dez varejistas em todo o mundo afirmam ter sofrido algum tipo de ciberataque no último ano, e mais da metade relatou maior vulnerabilidade em seus sistemas.
Manter os dados seguros é uma das grandes preocupações do setor e, no varejo, esse desafio é ainda maior, uma vez que ele envolve diretamente o consumidor. É nesse contexto que atua a TNS, multinacional americana especialista no fornecimento de soluções e infraestrutura de conectividade, presente em mais de 60 países. A empresa combina redundância e segurança em operações críticas, oferecendo aos varejistas lojas conectadas 100% do tempo, com a proteção necessária para garantir a continuidade das operações.
Entre as soluções oferecidas ao varejo está o TNS Unattendant, voltada para operações standalone, como quiosques de autoatendimento e vending machines, que vêm ganhando cada vez mais espaço no dia a dia do consumidor.
“Imagine totens de autosserviço, ATMs [máquinas de autoatendimento], tudo que envolve machine to machine. Nós conseguimos conectar essas máquinas à central do cliente com redundância e segurança”, explica Valéria Carrete, head Comercial da TNS para a América Latina.
Valéria também destaca a solução TNS Link for Retail, voltada para a conexão da loja como um todo. “É um equipamento mais robusto, que conecta todos os sistemas da loja — ERPs [planejamento de recursos da empresa] e demais plataformas essenciais. Assim, o varejista tem a tranquilidade de que sua operação nunca ficará fora do ar, porque trabalhamos com soluções redundantes [sistemas que assumem o funcionamento quando outros falham]”, acrescenta.
A queda de sinal é um problema recorrente mesmo em grandes centros, especialmente em dias de chuva. Para esses casos, a TNS conta com soluções redundantes que entram em ação automaticamente, evitando que o varejista fique sem sistema e que o cliente tenha uma experiência de compra frustrada. “E tudo isso com a camada necessária de segurança para proteger os sistemas da empresa”, complementa Valéria.
Consumidor satisfeito
Um levantamento realizado pela Zendesk em parceria com a Dimensional Research revelou que 96% dos clientes costumam compartilhar experiências de compra ruins. Isso afeta não apenas a fidelização, mas também a capacidade de atrair novos consumidores.
De olho nesse cenário, a TNS busca apoiar os varejistas oferecendo soluções que tornam a experiência do consumidor mais satisfatória, fortalecendo a fidelização. “Tem coisa mais irritante do que quando você faz todo o processo de escolha do produto, experimenta roupas, analisa opções, e, ao chegar no caixa, ouve: ‘senhora, meu sistema está fora do ar, pode voltar mais tarde?’. A verdade é que o cliente dificilmente volta”, exemplifica Valéria.
Segundo ela, quando isso acontece, o varejista perde a venda e o cliente sai insatisfeito. “A TNS entrega para o consumidor final uma transação tranquila, um processo de compra seguro, que vai de fato acontecer, sem dúvidas de que a transação será concluída. Para o lojista, garantimos a segurança de um faturamento que ninguém pode se dar ao luxo de perder”, conclui.
Latam Retail Show sponsored by IBM
Na edição deste ano, o Latam Retail Show sponsored by IBM celebra seu 10º aniversário. O evento é realizado no Expo Center Norte, em São Paulo.
A feira contou com diversos parceiros e um time de patrocinadores do qual a TNS faz parte. Entre eles, estão ainda: IBM, E-goi, Onebet, Active Campaign, 4Yousee, Nação Digital, Driva, Beeviral, TOTVS, Espaço Laser, Capture Digital, Meta, Braze, Kadeh Varejo, Sonda, Estúdio Jacarandá, Nestlé, Awin, Omnilogic e The LED.
Reportagem: Felipe Mario
Imagens: Envato e Mercado&Consumo




