Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A era dos ecossistemas de negócios no varejo

Fernanda Dalben de Fernanda Dalben
18 de agosto de 2023
no Artigos, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
varejo

Com o setor do varejo em constante evolução, onde a tecnologia e as mudanças das necessidades do consumidor moldam o cenário competitivo, as marcas enfrentam o desafio de permanecerem relevantes e sustentáveis. Diante desse cenário, a criação de um ecossistema de negócios no varejo emerge como uma estratégia essencial para não apenas sobreviver, mas também prosperar.

Um ecossistema de negócios no varejo se apresenta como uma abordagem em que várias empresas operam de maneira interconectada para criar valor adicional e oferecer experiência unificada aos clientes. O conceito envolve a integração de lojas físicas e online, parceiros de logística ou de serviços de tecnologia, fornecedores, entre outros, e transforma os pontos de venda em um destino único. Lá, os clientes podem encontrar tudo o que precisam, desde produtos relacionados até serviços complementares.

Dessa maneira, esse ecossistema pode ser uma única empresa ou ser formado por uma colaboração entre várias outras empresas de segmentos diferentes, desde que seja oferecido produtos e serviços interconectados para seus clientes. Independente do formato, os pontos de venda passam uma jornada de compra holística.

Esse conceito vem ganhando força no Brasil e no mundo em diversos segmentos do varejo. Um dos maiores exemplos no Brasil é o Magazine Luiza, que há muito tempo deixou de ser uma varejista de móveis e eletrônicos.

O Magalu atua em áreas que vão de moda e beleza, com marcas como Netshoes, a delivery de comida, com o AiQFome, o e-commerce de supermercados VipCommerce, entre outros. A Localiza, por sua vez, além da locação de veículos, oferece serviços de gestão de frotas, venda de seminovos, e aluguel de carros por assinatura, formando um ecossistema de mobilidade.

Sendo assim, o ecossistema de negócios é um caminho para redefinir o varejo, transformando-o de um local de transações em um destino de experiências únicas e envolventes. Ao criar uma rede de colaboração, integração e inovação, as empresas têm a oportunidade de moldar um futuro sustentável de seus negócios no cenário do varejo moderno.

Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

99Pay lança Central de Recompensas em comemoração aos seus três anos

Próxima Postagem

Share of life: você já faz parte da vida do consumidor?

Fernanda Dalben

Fernanda Dalben

Administradora de empresas com especialização em Marketing, pós-graduada em Gestão de Projetos; pós-graduada em Neurociência do Consumidor, com mais de 18 anos de experiência no varejo de supermercados, é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben e Diretora da SMKT – Soluções de Marketing para Varejo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Share of life: você já faz parte da vida do consumidor?

Share of life: você já faz parte da vida do consumidor?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile