Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Confira três tendências para o varejo no pós-pandemia

Consumidores passaram a ter uma visão mais pessoal e individualizada com o isolamento social

Redação de Redação
18 de julho de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Confira três tendências para o varejo pós-pandemia

O varejo tem passado por algumas transformações significativas desde o início da pandemia da covid-19. As vendas no setor vêm apresentando recuperação, com a reabertura gradual da economia, com crescimento de 1,8% em abril, na comparação com o mês anterior, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 23,8%.

As expectativas para o segundo semestre de 2021 são positivas com o avanço da vacinação no País. Para ajudar o empreendedor adaptar seu negócio a essa nova realidade, a FortBrasil, fintech de serviços e soluções financeiras, listou três tendências para o varejo pós-pandemia:

Digitalização e a experiência do cliente

A transformação digital veio para ficar. Os ambientes real e virtual estão cada vez mais próximos, em procedimentos como automação, networking e cadeia de suprimentos. A partir desse movimento, é necessário investir em práticas que auxiliem a comunicação com os clientes, e nesse sentido, a digitalização de documentos trouxe mais economia e agilidade às operações desenvolvidas em e-commerce, proporcionando um consumo democratizado, além de melhorar a experiência dos clientes, influenciando as decisões de compra de produtos e serviços.

Local circle, ou círculo de consumo local

Por conta da pandemia, muitos trabalhadores perderam seu emprego ou despencaram no número de vendas. O local circle, então, veio como um estímulo para que as pessoas começassem a adquirir produtos vendidos por comerciantes da região, geralmente pequenos comércios do bairro e profissionais autônomos. É uma forma de incentivar o comércio local e garantir o ganha-pão dessa classe de empreendedores.

DIY ou faça você mesmo

Esse movimento ganhou ainda mais notoriedade nos últimos meses, pois as pessoas passaram a ter uma visão mais pessoal e individualizada sobre os itens que adquirem e consomem, tendo a inspiração de criadores de conteúdo nas redes sociais. Esse conceito promove uma visão mais pessoal dos produtos, freia a compra de mercadorias vendidas por terceiros e estimula a criação dos próprios itens de consumo, como roupas, calçados e mobiliários. A ideia é produzir bens em escala menor e nível particular.

“A digitalização não é só você vender em canais digitais. Ela passa também por uma transformação na forma como você se relaciona com esse consumidor. O cliente hoje é atendido majoritariamente através do Whatsapp, e a Central de Atendimento, que era um ponto de contato muito forte, perdeu uma grande parte da participação”, diz José Neto, cofounder e porta-voz da FortBrasil.

Imagem: BigStock

Postagem anterior

Sites de buscas são os principais canais para chegar ao e-commerce

Próxima Postagem

Panorama Mercado&Consumo: O que esperar da economia nos próximos dias

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Panorama Mercado&Consumo: O que esperar da economia nos próximos dias

Panorama Mercado&Consumo: O que esperar da economia nos próximos dias

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile