Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Confira três tendências para o varejo no pós-pandemia

Consumidores passaram a ter uma visão mais pessoal e individualizada com o isolamento social

Redação de Redação
18 de julho de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Confira três tendências para o varejo pós-pandemia

O varejo tem passado por algumas transformações significativas desde o início da pandemia da covid-19. As vendas no setor vêm apresentando recuperação, com a reabertura gradual da economia, com crescimento de 1,8% em abril, na comparação com o mês anterior, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 23,8%.

As expectativas para o segundo semestre de 2021 são positivas com o avanço da vacinação no País. Para ajudar o empreendedor adaptar seu negócio a essa nova realidade, a FortBrasil, fintech de serviços e soluções financeiras, listou três tendências para o varejo pós-pandemia:

Digitalização e a experiência do cliente

A transformação digital veio para ficar. Os ambientes real e virtual estão cada vez mais próximos, em procedimentos como automação, networking e cadeia de suprimentos. A partir desse movimento, é necessário investir em práticas que auxiliem a comunicação com os clientes, e nesse sentido, a digitalização de documentos trouxe mais economia e agilidade às operações desenvolvidas em e-commerce, proporcionando um consumo democratizado, além de melhorar a experiência dos clientes, influenciando as decisões de compra de produtos e serviços.

Local circle, ou círculo de consumo local

Por conta da pandemia, muitos trabalhadores perderam seu emprego ou despencaram no número de vendas. O local circle, então, veio como um estímulo para que as pessoas começassem a adquirir produtos vendidos por comerciantes da região, geralmente pequenos comércios do bairro e profissionais autônomos. É uma forma de incentivar o comércio local e garantir o ganha-pão dessa classe de empreendedores.

DIY ou faça você mesmo

Esse movimento ganhou ainda mais notoriedade nos últimos meses, pois as pessoas passaram a ter uma visão mais pessoal e individualizada sobre os itens que adquirem e consomem, tendo a inspiração de criadores de conteúdo nas redes sociais. Esse conceito promove uma visão mais pessoal dos produtos, freia a compra de mercadorias vendidas por terceiros e estimula a criação dos próprios itens de consumo, como roupas, calçados e mobiliários. A ideia é produzir bens em escala menor e nível particular.

“A digitalização não é só você vender em canais digitais. Ela passa também por uma transformação na forma como você se relaciona com esse consumidor. O cliente hoje é atendido majoritariamente através do Whatsapp, e a Central de Atendimento, que era um ponto de contato muito forte, perdeu uma grande parte da participação”, diz José Neto, cofounder e porta-voz da FortBrasil.

Imagem: BigStock

Postagem anterior

Sites de buscas são os principais canais para chegar ao e-commerce

Próxima Postagem

Panorama Mercado&Consumo: O que esperar da economia nos próximos dias

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Panorama Mercado&Consumo: O que esperar da economia nos próximos dias

Panorama Mercado&Consumo: O que esperar da economia nos próximos dias

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.