Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Varejo de vizinhança é a principal tendência para o segmento supermercadista

No terceiro dia da 37ᵃ edição do Apas Show 2023, o Congresso de Gestão debateu essas transformações e traçou as principais tendências de mercado

Redação de Redação
18 de maio de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Varejo de vizinhança é a principal tendência para o segmento supermercadista

As mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros trouxeram novas perspectivas para o segmento supermercadista e impulsionaram o chamado comércio local. No terceiro dia da 37ᵃ edição do Apas Show 2023, o Congresso de Gestão debateu essas transformações e traçou as principais tendências de mercado.

Lee Peterson, vice-presidente de marca, estratégia e design da WD Partners, comentou que a pandemia trouxe mudanças significativas na sociedade, como a adesão ao home office e o crescimento contínuo do e-commerce, e que essa hiper segmentação do varejo deu origem a outros formatos e canais de vendas.

“Os consumidores querem trabalhar de casa e, quando se propõe a sair para realizar suas compras, querem ir a uma loja próxima, confortável e onde encontre tudo o que precisa”, explica Peterson.

O especialista destaca que esse comportamento traz oportunidades para o varejo de vizinhança, ou comércio local, se desenvolver a custos menores, por meio de lojas menores, agradáveis, com um bom mix de produtos, de fácil acesso e localizado a 15 minutos do comprador. “Lojas menores fazem parte do futuro e temos que estar próximos dessas ideias se quisermos acompanhar o futuro”, reflete Peterson.

Palestrante do tema “Traduzindo a Estratégia na Operação da Loja de Vizinhança”, Dácio Andrade Moraes comentou que lojas de conveniência, de postos de gasolina, casa de carnes, farmácias, autopeças e casa e construção são alguns exemplos de varejo que têm sido encontrados no segmento do mercado de proximidade. “O cliente busca na proximidade padronização, preço justo, atendimento a qualquer hora e frescor. Precisamos estar focados em parcerias”, afirma.

Organizando o universo

Com o tema “A grande disrupção”, a especialista britânica em consumo e mercado Kate Ancketill discutiu as transformações no mundo atual e as novas oportunidades que podem se abrir para o setor supermercadista.

Segundo Kate, muitas dessas questões estão ligadas a sustentabilidade e aos direitos humanos.  Como exemplo, ela citou empresas varejistas que usaram criatividade para se tornarem mais sustentáveis, como um supermercado de Boston, em que os consumidores escolhem seus produtos pelo aplicativo e vem retirá-los na loja com preços mais baratos. Com o novo modelo, o estabelecimento teve uma economia de 25% em energia. “É um mundo novo e complexo, no qual é preciso inovar e construir resiliência”, alerta.

Prêmio Popai de melhor estande

Outro destaque do evento foi a entrega do prêmio Stand Apas Show Popai, em parceria com o Popai Brasil. Na categoria Mega, a Nestlé venceu em melhor conceito de estande, melhor ação promocional, melhor comunicação visual e melhor estande sustentável.

A Heineken foi premiada na categoria Grande com conceito de estande, melhor visual merchandising e melhor estande sustentável.

Outras premiadas: Ontex (Médio – Conceito de Estande, Ação Promocional e Comunicação Visual); Capricche (Pequena – Comunicação Visual e Visual Merchandising); Ledax (Pequena –Ação Promocional e Estande Sustentável); Univeler (Mega – Visual Merchandising), Coca-Cola/Femsa (Grande – Ação Promocional); Inoar (Grande – Comunicação Visual); Babasol (Médio – Visual Merchandising); Manteiga Aviação (Médio – Estande Sustentável); Pado (pequena – Conceito de estande).

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Walmart lucra menos no 1º trimestre fiscal, mas supera expectativas

Próxima Postagem

Caixa entra com ação contra Pedro Guimarães para reaver R$ 45 mil em celulares funcionais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Caixa entra com ação contra Pedro Guimarães para reaver R$ 45 mil em celulares funcionais

Caixa entra com ação contra Pedro Guimarães para reaver R$ 45 mil em celulares funcionais

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile