Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Como utilizar dados para impulsionar as vendas no varejo

Business Intelligence (BI) vem ganhando espaço por captar e estruturar dados para tomadas de decisões mais assertivas

Larissa Féria de Larissa Féria
18 de abril de 2022
no Destaque do dia, Entrevistas, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Como utilizar dados para impulsionar as vendas no varejo

O uso de novas tecnologias para identificar diversos pontos do negócio e tomar decisões mais assertivas pode alavancar as vendas no varejo. Uma das novidades que vem ganhando espaço é o Business Intelligence (BI), processo que utiliza diversas tecnologias de captação e estruturação de dados  para fornecer informações sobre as decisões já tomadas e as que ainda serão nos diversos segmentos da empresa.

“Destaco sempre a questão do passado, pois, para o dono do negócio, para o gestor, a pergunta do milhão é ‘o que eu devo fazer no futuro para atingir os objetivos A, B e C?’ Na verdade, antes desta pergunta é fundamental responder com propriedade a outra pergunta: o que exatamente eu fiz no passado?”, explica Gabriel Queiroz, sócio e fundador da BBI Solutions.

Como utilizar dados para impulsionar as vendas no varejo
Gabriel Queiroz, sócio e fundador da BBI Solutions

Como exemplo, ele afirma ser possível obter informações extremamente detalhadas de todos os investimentos em marketing e seus resultados no aspecto de métricas e anexá-los aos resultados do negócio, como vendas, demanda, pedidos etc. A partir disso, por meio de Inteligência Artificial, traçar milhares de análises e simulações que vão indicar que para vender mais um determinado produto, se deve anunciar nos canais X, Y e Z com a intensidade 1, 2 e 3.

“É uma revolução. Saímos do achismo para uma probabilidade muito alta de se obter os resultados pretendidos. As empresas precisam construir e implementar isso. Quem ainda não o fez já está atrasado e vai continuar a gastar mais do que deveria ou ter um retorno do investimento menor do que deveria”, afirma.

Dados coletados

Entre as informações que podem ser utilizadas pelo BI, Queiroz cita os comentários e as reações a um post, a quantidade de pessoas que entram na loja e o tempo que elas ficam lá dentro, a previsão do tempo ou a cotação do dólar.

“Tudo pode virar linhas e colunas de dados e, com isso, alimentar um modelo para melhorar os seus KPIs. Por isso que eu digo que é fundamental o uso de tecnologia. É humanamente impossível uma pessoa capturar tais informações e ‘jogá-las’ em uma planilha de Excel.”

Segundo Queiroz, como as empresas que atuam com BI possuem estrutura pronta, a tecnologia também é acessível a pequenas e médias empresas.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

Postagem anterior

As mutações estratégicas de Ambev, Vivo e Porto para Ecossistemas de Negócios

Próxima Postagem

Citi inicia conversas para vender seu banco de varejo no México

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Citi inicia conversas para vender seu banco de varejo no México

Citi inicia conversas para vender seu banco de varejo no México

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile