Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

B3 lança guia para orientar empresas a conduzirem Censos de Diversidade

A ação é fruto de uma parceria com o Instituto Locomotiva e o iO Diversidade

Redação de Redação
18 de março de 2024
no Destaque do dia, Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
B3 lança guia para orientar empresas a conduzirem Censos de Diversidade

A B3, a bolsa do Brasil, lançou o guia “Mapeando a Diversidade nas Empresas – Desafios e Potencialidades do Censo Corporativo de Diversidade”, uma iniciativa destinada a auxiliar as empresas na obtenção de informações sobre diversidade, equidade e inclusão em seus ambientes de trabalho. Essa ação é fruto de uma parceria com o Instituto Locomotiva e o iO Diversidade, com o objetivo de ajudar as empresas a identificar seus pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias.

O guia fornecerá assistência na condução do Censo Corporativo de Diversidade, que consiste em uma pesquisa quantitativa respondida pelos colaboradores, preferencialmente por meio de autopreenchimento. Essa pesquisa gera indicadores numéricos que permitem às empresas produzir dados relacionados à Diversidade, Equidade e Inclusão. Os resultados obtidos devem ser utilizados para elaborar um plano de ação que promova os pilares de Diversidade, Equidade e Inclusão em cada empresa.

“Ainda não há um padrão que permita a construção de indicadores comparáveis com os dados populacionais, do IBGE, e os levantados pela empresa no Censo. Esse Guia vem para auxiliar também nesse sentido, orientando o que perguntar e como. Só assim, teremos dados consistentes para orientar a jornada de diversidade, equidade e inclusão das empresas”, explica Rachel Rua, diretora da iO Diversidade.

Para as empresas de capital aberto, a produção desses dados é crucial para o cumprimento das obrigações regulatórias que visam aumentar a transparência sobre o tema. Desde o ano passado, as companhias listadas na B3 devem divulgar informações sobre identidade autodeclarada de gênero, raça e/ou cor, faixa etária e outros indicadores de diversidade considerados relevantes sobre seus colaboradores e membros da alta administração.

Obrigatoriedade

Essa obrigação surgiu com a Resolução n° 59 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que alterou o conteúdo do Formulário de Referência, um documento público apresentado anualmente pelas companhias abertas, com o objetivo de melhorar a prestação de informações associadas à agenda ASG (Ambiental, Social e de Governança).

Com base em dados públicos do Formulário de Referência, a B3 construiu em 2023 o IDIVERSA B3, um índice latino-americano que avalia o desempenho das ações de empresas que se destacam na temática de diversidade de gênero e raça. O Formulário de Referência também é utilizado pelas companhias listadas para reportar as informações solicitadas no Anexo ASG, medida da B3 que visa aumentar a transparência de boas práticas e estimular a ampliação da representatividade nas diretorias estatutárias e conselhos de administração das empresas.

Além de apoiar o desenvolvimento de políticas de diversidade, equidade e inclusão nas empresas, as informações coletadas pelo Censo possuem valor estratégico, uma vez que a promoção de Diversidade, Equidade e Inclusão é vista como fator decisivo para o desenvolvimento sustentável do país e para a própria continuidade das empresas.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Grupo Bimbo entra novamente no ranking das companhias mais éticas do mundo

Próxima Postagem

KaBuM! lança campanha para incentivar a presença feminina nos games e na tecnologia

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
KaBuM! lança campanha para incentivar a presença feminina nos games e na tecnologia

KaBuM! lança campanha para incentivar a presença feminina nos games e na tecnologia

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile