Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Z11 leva ESG para as empresas na prática, para além da sopa de letrinhas

Em entrevista à Mercado&Consumo, executivo fala da missão da empresa de ajudar pessoas

Aiana Freitas de Aiana Freitas
18 de fevereiro de 2022
no Destaque do dia, ESG, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Z11 leva ESG para as empresas na prática, para além da sopa de letrinhas

Após cerca de duas décadas trabalhando no e-commerce, o executivo Ricardo Michelazzo, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios do Z11 Group, já viu muitas tendências surgirem no varejo. Algumas se concretizaram; outras, não. Uma das tendências do momento é a do ESG (governança ambiental, social e corporativa). E é dela que a Z11 Group, que nasceu há 20 anos como uma empresa de compra e venda de computadores, tem se valido para fazer diferença no mercado.

“Deixamos de ser uma empresa com fins lucrativos e viramos uma empresa totalmente dedicada a cuidar de pessoas”, define Michelazzo em entrevista à Mercado&Consumo. A Z11 compra ativos imobilizados de empresas e parceiros, descarta ou transforma esses itens e, nesse último caso, os vende para outras pessoas, usando o lucro para financiar projetos de impacto social. Ou seja, adota práticas que vão além da sopa de letrinhas do ESG.

Confira, a seguir, os principais trechos da entrevista:

Mercado&Consumo: Como você vê as tendências atuais do varejo e dos negócios e sua aplicabilidade real?

Ricardo Michelazzo: Ao mesmo tempo em que venho de tecnologia e de comércio eletrônico, tenho navegado em questões muito estruturais do País e na questão do ESG de uma forma menos teórica e mais prática com a Z11. Creio nessas questões de tecnologia e de inovação, mas também acho que, quando nós chegamos lá, temos de carregar mais gente conosco. Temos de carregar quem está na base da pirâmide de consumo e do emprego e até em termos de acesso a essas novidades super legais.

O metaverso, por exemplo, ainda é pouco escalável. É algo que uma base específica de pessoas tem. Então, estamos olhando para baixo. Se a gente não olhar para baixo e puxar essas pessoas, seremos cada vez mais exclusivos, no sentido de excluir as pessoas desse mundo.

M&C: Como a Z11 atua junto a clientes como Vivo, IBM e Peugeot para que elas transformem seus ativos em práticas reais de ESG?

Na Z11, descobrimos como trazer essa realidade para um âmbito mais factível. A gente não tem capital próprio nem dinheiro para investir e não quer depender de doação. A gente descobriu que as empresas têm ativos imobilizados, que trocam com recorrência, como computadores. A Z11 sempre foi uma empresa de compra e venda de máquinas e decidimos destinar os recursos de forma mais aplicada a isso no que a gente acredita.

Existe uma série de entidades que a gente apoia de maneira irrestrita e o investimento todo que a gente tem nessa estrutura, nessas pessoas, ele vem do lucro da compra e venda desses computadores. Nós falamos: “empresas, nós queremos comprar seus ativos, seus computadores usados, suas mesas, seus celulares e até veículos, tudo o que vocês tiverem”. Queremos recolocar isso no mercado e usar esse dinheiro para aplicar nesses caras, porque não podemos depender de benefícios ou de politicas públicas. Queremos ser autossustentáveis e autossuficientes nessa nossa iniciativa.

A Z11 existe há 20 anos. Deixamos de ser somente uma empresa com fins lucrativos e viramos uma empresa totalmente dedicada a cuidar de pessoas. Somos uma empresa totalmente voltada a cuidar do próximo e do ambiente e usamos a atividade de compra e venda de ativos para financiar as nossas iniciativas sociais.

M&C: Como você vê a atuação de outras empresas em ações relacionadas ao ESG ou ao DE&I [diversidade, equidade e inclusão], para citar outra sigla da moda?

RM: Tudo vira escada para estar dentro das keywords no mercado. A gente tem essa quantidade inteira de desempregados, de pessoas sem casa, eu já passei por algumas eleições e tenho um posicionamento pouco otimista. Acho que nós podemos fazer mais. E todas as empresas conseguem fazer mais.  Mas isso tem de ser feito de forma genuína, sem a expectativa do palco ou de que seu artigo seja lido, de redução de imposto a ser pago.

Enquanto isso estiver acontecendo, a gente vai continuar no mesmo impasse. Eu vivi a velocidade que os negócios tiveram a partir do e-commerce e, para mim, o que vai impedir as próximas gerações de evoluírem vai ser o fato de que “gente” vai ser um recurso escasso. Mesmo que robôs sejam usados para muitas coisas, ainda será necessário alguém para manuseá-los. Em todos os cenários, a mão de obra vai faltar. Então, ou a gente puxa esses caras com a gente, ou teremos um problema sério.

Imagem: ShutterStock

Postagem anterior

Metaretail 3D: descubra o seu nível de competitividade frente aos líderes do varejo global

Próxima Postagem

Volkswagen volta a operar em dois turnos e antecipa retorno de trabalhadores em lay-off

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Volks retoma jornada integral no ABC, mas suspende um turno em Taubaté

Volkswagen volta a operar em dois turnos e antecipa retorno de trabalhadores em lay-off

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile