Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Latam Retail Show

Empresas chinesas aceleram presença no Brasil e mudam imagem de seus produtos

BYD e Jovi ampliam investimentos e apostam em produção local para atrair consumidores

Larissa Féria de Larissa Féria
17 de setembro de 2025
no Destaque do dia, Eventos, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Nos últimos anos, empresas chinesas têm intensificado seus investimentos no Brasil, apostando em tecnologia e produção local para atrair consumidores e ampliar sua presença no mercado. Mais do que importar produtos, elas têm estabelecido fábricas e centros de inovação no País, oferecendo soluções adaptadas às demandas brasileiras, elevando a percepção de qualidade e desempenho.

No setor automotivo, a BYD exemplifica essa mudança. A fabricante de veículos elétricos e híbridos instalou em Camaçari, na Bahia, sua primeira fábrica fora da China, com capacidade inicial para produzir 150 mil carros por ano e previsão de dobrar esse número em um segundo momento.

“É a maior fábrica da BYD fora do País, e nosso objetivo é importar tecnologia e know-how, não apenas veículos”, diz Pablo Toledo, diretor de Comunicação e Branding da BYD.

A empresa opera atualmente com 190 concessionárias e espera chegar a 250 ainda neste ano. A BYD possui 80% do market share no Brasil: oito em cada dez carros elétricos vendidos e três em cada dez híbridos são da marca. As vendas cresceram rapidamente nos últimos anos: 260 veículos em 2022; quase 18 mil em 2023; 76 mil em 2024; e, até agora em 2025, 67 mil unidades.

“Quanto mais local for, mais global a gente será”

No setor de tecnologia móvel, a Jovi Mobile chegou ao Brasil em maio com produção local na Zona Franca de Manaus. A fábrica, a primeira fora da China, produz 1.200 aparelhos por dia, e a empresa já conta com mais de mil funcionários, cinco modelos lançados no País e 1.500 pontos de venda.

Parte do grupo BBK, fundado em 1995 e responsável por 1/5 dos smartphones do mundo, a Jovi tem como estratégia a adaptação dos produtos às necessidades regionais. “Quanto mais local for, mais global a gente será”, diz Jorge Gloss, diretor de Marketing da Jovi.

A produção ocorre em São Paulo, com capacidade inicial para mais de 100 mil aparelhos, e a empresa planeja expandir a operação para atender a diferentes regiões do País. Além dos produtos, a Jovi investe em serviços e suporte técnico, com pacotes que incluem proteção de tela, garantia estendida, substituição de bateria e revisões periódicas.

Mudança de percepção

Essa mudança tem provocado uma nova percepção sobre produtos chineses. Antes vistos como simples ou baratos, eles agora passam a ser associados a tecnologia avançada e durabilidade.

“Houve uma percepção de subestimar a indústria chinesa. Nosso produto é mais tecnológico e barato. Ficamos cansados de pagar mais por tudo. Ninguém estava preparado”, diz Toledo.

“Quebrar o mito de que tem um chinês específico. Capacidade de mudança rápida e de se replanejar. Não vai ser novidade a China fazendo parte do Brasil. Esse movimento está acelerando”, afirma Gloss.

Imagem: Mercado&Consumo

 

Postagem anterior

Aquisição da Wickbold pela Bimbo é aprovada pelo Cade

Próxima Postagem

Marcas próprias crescem no varejo global e se tornam peça-chave na fidelização

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Marcas próprias crescem no varejo global e se tornam peça-chave na fidelização

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile