Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Latam Retail Show

Personalização, engajamento e ganhos de margem marcam nova fase da IA no varejo

No Latam Retail Show sponsored by IBM, executiva aponta como a IA já gera valor real para marcas

M&C Media Labs de M&C Media Labs
17 de setembro de 2025
no Destaque do dia, Eventos, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser promessa e já está transformando de forma concreta a relação entre marcas e consumidores. É o que destaca Marcela Vairo, vice-presidente de Data & AI Américas na IBM. Ela levou ao palco do Latam Retail Show sponsored by IBM cases como o do desenvolvimento de cosméticos mais sustentáveis pela L’Oréal e da criação de embalagens inovadoras pela Nestlé, todos possibilitados pela IA generativa. A executiva reforçou que quem não incorporar a transformação aos negócios não vai sobreviver.

“A maioria ainda pensa na IA para reduzir custo. É preciso começar a pensar em como usar a IA para construir diferencial”, diz Marcela Vairo, cuja palestra no evento teve como tema “IA na essência do varejo: o momento da virada para monetizar com agentes e tecnologias exponenciais.”

Um dos exemplos citados foi o da Ferrari, que transformou seu aplicativo, antes apenas informativo, em uma plataforma de engajamento hiper personalizada para milhões de fãs no mundo todo. A ferramenta, desenvolvida em parceria com a IBM, conecta dados de performance e perfis de torcedores, criando experiências customizadas que agradam tanto ao fã apaixonado pelo glamour da Fórmula 1 quanto ao entusiasta de tecnologia. “O desafio foi unir milhares de dados e perfis diferentes para gerar emoção e valor real para cada consumidor. Esse é o mesmo desafio que o varejo enfrenta hoje”, afirmou Marcela.

Segundo ela, 65% dos consumidores preferem interagir com marcas que usam IA para personalizar conteúdo e experiências. No caso do varejo, o impacto vai além do engajamento: estudos apontam que a tecnologia pode elevar as margens brutas em até 60%. “Esse número não é projeção. Dentro da IBM, já comprovamos mais de US$ 3,5 bilhões economizado com projetos de IA em nossas  áreas internas de suporte, Recursos Humanos, compras e cadeia produtiva”, exemplificou.

Cases da IBM

A parceria entre L’Oréal e IBM está permitindo que a fabricante mundial de cosméticos analise conjuntos de dados complexos para entender melhor o comportamento de ingredientes renováveis em formulações. Assim, os pesquisadores da L’Oréal em todo o mundo podem projetar produtos de beleza mais sustentáveis e personalizados.

Já a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Nestlé está trabalhando com a IBM para aplicar IA em inovações  em embalagens. A colaboração resultou em uma ferramenta capaz de identificar novos materiais de alta barreira que podem acelerar de forma significativa o processo de desenvolvimento. Embalagens de alta barreira são materiais projetados para criar uma camada protetora que impede que elementos externos afetem o produto em seu interior.

Por onde seguir?

Diante de tantas possibilidades, muitos executivos se veem, nesse momento, com uma dúvida: por onde, exatamente, seguir? Marcela destaca que, assim como a própria IA não é nova, os modelos da tecnologia não se resumem mais a opções generalistas. Mais de 50% das aplicações no mercado já usam modelos específicos, desenvolvidos sob medida para necessidades de negócio. “O ponto central não é escolher um modelo único, mas sim entender qual valor a aplicação precisa gerar. O varejista não precisa criar tudo do zero, mas adotar sistemas abertos, capazes de se integrar a diferentes tecnologias”, diz.

Por fim, ela reforça a importância das parcerias. “Quando se fala em uma operação digital e cada vez mais guiada por dados e IA, que tem de estar no ar sem latência, a disponibilidade de infraestrutura da tecnologia é muito importante.”

Acompanhe a cobertura completa do Latam Retail Show sponsored by IBM na Mercado&Consumo.

Reportagem: Aiana Freitas.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Governo investe R$ 3,4 mi em nove iniciativas para fortalecer e-commerce fora do Sudeste

Próxima Postagem

Lula edita MP com R$ 12 bilhões em crédito para renegociação de dívidas rurais

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Lula edita MP com R$ 12 bilhões em crédito para renegociação de dívidas rurais

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile