A grande aposta da rede Magazine Luiza para o final deste ano vai ser a abertura no Brasil de um megaecossistema – uma loja de 4 mil m², onde antes funcionava a Livraria Cultura, no Conjunto Nacional (Avenida Paulista), em São Paulo. O CEO da rede, Fred Trajano, falou sobre a novidade, durante a 10ª edição da Latam Retail Show 2025 sponsored by IBM, que acontece de hoje à quinta-feira, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O ecossistema da Magazine Luiza vai ser como uma loja de departamento física totalmente integrada com o varejo digital. “Vai ser um conceito totalmente novo, um mundo de encontros, onde a moda encontra a beleza, que encontra a tecnologia. Onde a audiência digital encontra a audiência física e vice-versa”, diz Trajano.
Segundo ele, essa será uma loja muito especial para a empresa, que marcará simbolicamente a conclusão de um ciclo estratégico iniciado logo depois da pandemia. “Ali percebi que o varejo teria de se digitalizar. Antes disso, a companhia era offline.” Na ocasião, a Magazine Luiza deixou de vender apenas eletrodomésticos e eletroeletrônicos e focou em adquirir grandes lojas online líderes em outros ramos, como a Netshoes, de esportes; a Época, de beleza; a Estante Virtual, de livros usados, e a Kabum, de games e computadores.
Todas elas passarão a ter presença física e estarão reunidas no ecossistema. “Vamos vender de Chanel à Apple; de placas de vídeo à Loreal, de Adidas à livros.” No local haverá ainda um teatro e uma plataforma digital, que Trajano mantém em segredo. “Não posso entrar em detalhes, só adianto que terá muitas live-commerces e interação com influenciadores famosos.”
Trajano afirma que sempre acreditou na integração entre os canais de venda físico e digital. Para ele, as marcas precisam interagir com seus clientes pessoalmente, assim como os consumidores digitais merecem viver a experiência de conhecer o produto. “Ignorar a venda física hoje não faz sentido, já que apenas cerca de 15% do varejo no Brasil é online. Significa perder 85% da tua possibilidade de operação”, diz ele.
O CEO foi o empresário homenageado da 10ª edição da Latam Retail Show 2025, com o prêmio Abílio Diniz. Ao receber o troféu das mãos de sua mãe, Luiza Trajano, o presidente da empresa disse, emocionado: ” É uma honra receber das mãos da minha mãe um prêmio que leva o nome de um grande ídolo. Ser homenageado por dois ícones do varejo brasileiro é um grande orgulho”.
Reportagem: Daphne Kopelman
Imagens: Mercad&Consumo



