Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

Governo investe R$ 3,4 mi em nove iniciativas para fortalecer e-commerce fora do Sudeste

O plano é apoiar 1,1 mil empresas nessas localidades

Redação de Redação
17 de setembro de 2025
no Destaque do dia, E-commerce, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 5 minutos

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), selecionou nove iniciativas em um edital de R$ 380 mil cada (R$ 3,4 milhões no total) para incentivar o crescimento do e-commerce nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste por meio do programa ecomerce.br. O plano é apoiar 1,1 mil empresas nessas localidades.

Os projetos-piloto terão duração de seis meses, e os três melhores serão premiados com mais R$ 500 mil por CNPJ para reproduzi-los em escala a partir de março do ano que vem. O edital foi aberto em janeiro e recebeu iniciativas de todos os estados. Entre os vencedores exitem protótipos, por exemplo, de capacitação para o ambiente digital, estímulo à venda online de produtos locais, integração de redes sociais às plataformas comerciais e profissionalização do atendimento digital, em cidades como Anápolis (GO), Viçosa (AL) e Teresina (PI) – confira abaixo a relação completa.

O comércio eletrônico movimentou R$ 225 bilhões no ano passado, crescimento de 14,6% sobre 2023 e de 311% nos últimos cinco anos, de acordo com o Dashboard de Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC. Desde 2016, data de início da série história, já foram negociados R$ 1 trilhão via comércio eletrônico, o equivalente a 3,5% do PIB em 2024. Há dez anos, o volume anual de negócios movimentado por via online girava em torno de R$ 30 bilhões. “No Brasil, o que verificamos é que a pandemia forçou as empresas a entrarem no varejo online”, afirma Adryelle Pedrosa, gerente da Unidade de Transformação Digital (UTD) da ABDI. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABBCOM), até 2029 a evolução do faturamento do e-commerce deverá estar sempre acima de 10% por ano.

“É preciso regionalizar e promover um mapa mais igualitário do e-commerce no Brasil”, disse Adryelle. “Nossa ideia é superar os principais gargalos das regiões que participam menos dos negócios.” Segundo ela, um dos critérios adotados para a escolha dos projetos-pilotos, que podem ser tanto da iniciativa privada quanto do poder público, é que atendam pelo menos 50 empresas a partir do edital. A meta é beneficiar um total de 1,1 mil empresas nas regiões contempladas. “Algumas soluções já estão em prática”, disse ela. “O valor que determinamos para a primeira etapa é condizente com o que a gente espera dos projetos nessa fase.”

O MDIC destaca que outras iniciativas vêm fortalecendo o processo de digitalização do comércio, como a Lei de Informática, que disponibiliza cerca de R$ 7 bilhões em crédito para o ecossistema de inovação, e a linha de crédito Mais Inovação, com R$ 108 bilhões a uma taxa de juros subsidiada. “O Centro-Oeste pulsa com o agronegócio, o Nordeste desponta com grandes perspectivas de transição energética e o Norte pode inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento com a Margem Equatorial”, disse o presidente da ABDI, Ricardo Capelli, durante a live da premiação, semana passada. Vale citar que os produtos mais vendidos no e-commerce nacional no ano passado foram smartphones (4,1%), livros (3,3%) e refrigeradores (2,6%).

Conheça as soluções

Goiás – “GO+Ecommerce” – O GO+Ecommerce foi concebido para capacitar e apoiar pequenos negócios na estruturação, operação e otimização de canais de vendas on-line. O projeto atenderá 65 empresas de Goiás estruturado em módulos de capacitação focados em áreas específicas do e-commerce, como o uso de plataformas, a exemplo de Shopify e Nuvem Shop, integração de soluções de pagamento, estratégias de marketing digital e melhoria na experiência do cliente.

Goiás – “Elo Digital” – Com o propósito de atuar como ponte entre o comércio local e a economia digital de Anápolis (GO), o Elo Digital tem por objetivo enfrentar a “invisibilidade digital” das micro, pequenas e médias empresas. O projeto oferece tecnologia acessível, suporte próximo e estratégias de fidelização voltadas ao fortalecimento da chamada economia de vizinhança. Os seis meses de piloto serão dedicados a 150 micro, pequenas e médias empresas do município goiano.

Mato Grosso do Sul – “Ecommerce Mais Produtivo” – A Ecommerce Mais Produtivo tem a missão de resolver um grande desafio entre as micro e pequenas empresas: a comunicação descentralizada e ineficiente com o cliente final. Para isso, centraliza todos os canais de contato numa única plataforma, possibilitando aplicação de automação, com apoio da rede de inovação, que faz o diagnóstico, implementação e acompanhamento ao longo do projeto piloto. O projeto-piloto prevê o atendimento de pelo menos 70 empresas em Mato Grosso do Sul.

Mato Grosso do Sul – “Projeto LicitAI” – Buscando democratizar o acesso das MPMEs às compras públicas, a plataforma LicitAI utiliza inteligência artificial de ponta para automatizar a busca, interpretação e resumo de editais, eliminando barreiras burocráticas e informacionais que tradicionalmente afastam os pequenos negócios desse mercado. A meta é atender 400 empresas no estado de Mato Grosso do Sul no primeiro ano de operação.

Alagoas – “Agreste Digital” – Micro e pequenas empresas do agreste alagoano, especialmente as lideradas por mulheres, jovens e grupos de baixa renda, passam a contar com apoio para ingressar no comércio eletrônico. A iniciativa Agreste Digital oferece acesso gratuito ao SeverinoPro, software que simplifica a gestão de estoque, finanças, emissão de notas fiscais e vendas on-line. No piloto, 100 empresas serão capacitadas e 61 receberão gratuitamente uma assinatura de 12 meses do software.

Bahia – “Quipu” – Uma solução criada na Bahia que aplica inteligência artificial para transformar interações comerciais em relatórios, insights práticos e vendas. Essa é a ideia da Quipu, que, com o aporte da ABDI e MDIC, vai beneficiar inicialmente 60 empresas baianas, com previsão de expansão para 120 negócios na etapa de escala.

Paraíba – “Saúde Positiva” – Na Paraíba, o projeto Saúde Positiva cria um marketplace digital para clínicas e consultórios de pequeno e médio porte, oferecendo soluções como agendamento inteligente, prontuário eletrônico, gestão de pacientes e integração com WhatsApp. A ação piloto será implementada junto a 100 clínicas e consultórios do estado.

Piauí – “Made in Piauí” – A plataforma Made in Piauí foi criada para impulsionar a venda on-line de produtos locais, como castanha, mel, cajuína, cachaça e artesanato, para todo o país. Lançado em abril pelo governo estadual e parceiros, o marketplace já reúne 61 vendedores ativos e cerca de 500 itens disponíveis para compra direta. A meta é atender 100 empresas em seis meses, no período piloto.

Rondônia – “Rede SocialSync” – Único projeto do Norte selecionado no edital, o SocialSync centraliza a gestão de redes sociais e canais digitais — como WhatsApp, Instagram, Facebook e LinkedIn — em uma única plataforma, permitindo automação de interações, agendamento de postagens e relatórios inteligentes com IA. No piloto, a solução será testada em 80 empresas de Rondônia, com expansão para 160 negócios na fase seguinte de escala.

Com informações de DC News.
Imagem: Envato

Postagem anterior

Acordo Mercosul-EFTA abre oportunidades para carnes, café e frutas do Brasil

Próxima Postagem

Personalização, engajamento e ganhos de margem marcam nova fase da IA no varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Personalização, engajamento e ganhos de margem marcam nova fase da IA no varejo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile