O Mania de Churrasco, rede que conta com mais de 100 lojas pelo Brasil, tem colhido os frutos de apostar em programas de capacitação para desenvolver os próprios funcionários. Cerca de 95% dos colaboradores estão nas operações das lojas, muitos deles em seus primeiros empregos.
“Nossa empresa é, acima de tudo, uma plataforma de desenvolvimento. Nossa missão é que todo colaborador saia daqui melhor do que entrou, com mais repertório, mais disciplina, mais conhecimento e valores sólidos que levará para a vida”, afirma Thiago Camelo de Souza, sócio e diretor da área de Gente da marca.
Com uma cultura que valoriza a formação interna, o Mania de Churrasco oferece oportunidades reais de crescimento, independentemente de experiência prévia. A empresa aposta na capacitação, com trilhas de aprendizado, cursos EAD, programas de desenvolvimento de liderança e reconhecimentos que estimulam a evolução contínua.
Resultados
O programa “Mania de Reconhecer” é um dos pilares dessa política. Por meio dele, colaboradores acumulam pontos por desempenho, que podem ser trocados por prêmios, viagens e experiências. Além disso, iniciativas como o Programa de Liderança em Foco, treinamentos presenciais e online, encontros de gerentes, franqueados e uma grande convenção anual reforçam essa cultura.
Geremias Pereira Carvalho, que começou sua jornada como churrasqueiro júnior em 2015, é um dos exemplos de evolução interna alcançada com a estratégia. Em menos de 10 anos, Geremias ocupou os cargos de churrasqueiro pleno e líder, quando foi premiado como o melhor da empresa. Em 2019, tornou-se supervisor e treinador da rede e, em 2020, assumiu o cargo de analista de treinamento pleno e, dois anos depois, analista de treinamento sênior até se tornar, em janeiro de 2024, responsável de loja, supervisionando, orientando e garantindo o bom desempenho do restaurante, incluindo resultados e a excelência da operação.
“Realizei muitos sonhos: viajei de avião e navio, conheci outras culturas, conquistei meu carro e, mais que isso, alcancei uma estabilidade financeira que nunca imaginei. Hoje, como responsável de loja, sigo em busca de crescimento pessoal e profissional”, revela Geremias.
Para chegar aonde chegou, Geremias participou de mais de 22 treinamentos de novas lojas e implantações, além de ser um dos responsáveis pela criação do projeto TPCL – Treinamento Preparatório de Churrasqueiro Líder, considerado hoje um dos melhores programas da rede.
A estratégia adotada pela rede tem um propósito claro: o sucesso do negócio depende da transformação das pessoas. “O CNPJ é uma soma de CPFs. Quem atende o cliente, quem acerta o ponto da carne, quem faz a diferença, são as pessoas. Sem elas, não existe Mania de Churrasco”, reforça Camelo de Souza.
“Nosso sonho é sermos reconhecidos como uma das melhores escolas de formação do varejo e da gastronomia no Brasil”, finaliza sócio e diretor da área de Gente da marca.
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