Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Azul aposta em experiências como happy hour e wi-fi gratuito para fidelizar consumidor

Algumas iniciativas com foco no atendimento, criadas durante a pandemia, permanecem mesmo após fim de medidas de distanciamento

Aiana Freitas de Aiana Freitas
17 de agosto de 2022
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

A retomada do serviço de bordo depois de dois anos de paralisação, além do investimento em novas experiências antes mesmo do embarque, têm resultado em boas avaliações por parte dos passageiros da Azul. A companhia aérea atingiu em julho patamares recordes de Net Promoter Score (NPS), uma das metodologias mais usadas na medição de satisfação dos clientes.

Uma das novidades implementadas recentemente pela empresa foi o happy hour na ponte área Rio-São Paulo. De quarta a sexta, quem faz essa rota tem direito, além dos snacks tradicionais da empresa, a cerveja gelada. “O happy hour é uma evolução de serviço de bordo, que sempre foi importante para a Azul”, afirma o gerente-geral de Experiência do Cliente da companhia, Felipe Masson, em entrevista à Mercado&Consumo. A ideia é expandir a iniciativa para outras rotas.

O executivo destaca como as experiências impactam diretamente nos negócios da companhia. “No caso de uma companhia aérea, a jornada de compra é complexa, vai da compra da passagem até o momento em que o passageiro pega a bagagem na esteira. Não queremos apenas oferecer uma experiência que funcione – isso é o mínimo. Clientes satisfeitos voam mais com a Azul. Assim, conseguimos atrelar o retorno financeiro da empresa à satisfação do cliente”, diz.

Azul aposta em experiências como happy hour e wi-fi gratuito para fidelizar consumidor
Tapete Azul, projeção mapeada feita no chão convidando as pessoas a embarcar

NPS recorde

Em julho, o NPS geral da companhia foi de 63 pontos, o maior patamar dos últimos três anos. Entre os destaques, estão as notas recebidas pela Azul nas categorias Comissários (85), Snacks (60), Embarque (65) e Wi-Fi (70).

Felipe Masson afirma que, assim como ocorreu com os clientes de outros setores, o comportamento do passageiro mudou muito na pandemia. Organização na hora do embarque e limpeza, por exemplo, passaram a estar no centro das atenções.

Uma das iniciativas que se mostraram acertadas foi aprimorar o chamado Tapete Azul, uma projeção mapeada, feita no chão por meio de Realidade Aumentada, que convida as pessoas a se posicionarem na fila de acordo com seu número de assento. Ele existe desde 2020 e o uso foi intensificado.

“É uma maneira de garantir o distanciamento social e evitar fila. Isso garante uma experiência muito mais fluida e rápida. Com essa tecnologia a gente teve uma eficiência de 20% no tempo do embarque e a satisfação do cliente com o embarque é 6 pontos maior do que de cliente que fez o embarque sem uso do produto”, explica.

Na pandemia, a Azul também diversificou as soluções digitais. A companhia, que já oferecida o check-in online, lançou o check-in automático. O passageiro que não faz o check-in até quatro horas antes do voo recebe um cartão de embarque pelo WhatsApp. Desde o lançamento desse produto, a adoção do autosserviço teve uma alta de 10%, segundo o gerente-geral de Experiência do Cliente da companhia.

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

Crise das startups: por que o setor de RH é o único que não sofreu?

Próxima Postagem

Nubank vai passar da venda de bitcoins para criptomoeda própria

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Nubank lança crédito pessoal no México, e promete contratação em cinco minutos

Nubank vai passar da venda de bitcoins para criptomoeda própria

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.