Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Setor de franquias cresce no 1º tri e ultrapassa 198,7 mil operações no País

Redes do setor registraram um avanço de 8,9% na receita em relação ao mesmo período de 2024

Redação de Redação
17 de junho de 2025
no Destaque do dia, Economia, Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Franchising ganha mais de 7.300 unidades no 1º tri e ultrapassa a marca de 198.700 em operação

No primeiro trimestre deste ano, o setor de franquias brasileiro cresceu 4,4% no número de operações, com um acréscimo de 7.354 unidades em comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando 198.730 em funcionamento. No mesmo intervalo, houve o encerramento de 1,6% das unidades, resultando em um saldo positivo de 2,8% para o setor.

Os dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O levantamento mostra que, entre janeiro e março, as redes registraram um avanço de 8,9% na receita em relação ao mesmo período de 2024, atingindo R$ 65,967 bilhões. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi ainda mais expressivo, de 11,2%, com faturamento superior a R$ 278 bilhões.

“Nesse primeiro trimestre do ano, o franchising driblou restrições, como por exemplo, a alta taxa de juros (Selic) e o bolso mais apertado do consumidor, para atingir resultados relevantes. Como fator sazonal, é importante ressaltar que a Páscoa, que contribuiu para o crescimento do setor no primeiro trimestre de 2024 e ocorreu em abril passado, poderia ter alavancado ainda mais esse bom desempenho”, afirma o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Esse desempenho positivo foi impulsionado principalmente pela expansão dos segmentos de Limpeza e Conservação, que cresceu 16,3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Também contribuíram os setores de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com alta de 14,9%, e Turismo, com 14,7%.

Na sequência, destacaram-se os segmentos de Alimentação (Foodservice), com crescimento de 13,7%, Serviços Automotivos (12,6%) e Entretenimento e Lazer (11,5%).

Intensivo em mão de obra, o setor de franquias empregava 1,728 milhão de trabalhadores diretos até o fim do primeiro trimestre de 2025.

Segmentos crescem de forma generalizada

O crescimento do segmento de Limpeza e Conservação está relacionado à forte demanda por esse tipo de serviço, à popularização de modelos de lavanderias de autosserviço e às mudanças no estilo de vida do consumidor, como a busca por praticidade, a redução dos espaços de moradia e a menor disponibilidade de trabalhadores domésticos.

Já o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar apresentou avanço por diferentes fatores, entre eles a expansão do varejo farmacêutico no Brasil e o fortalecimento das farmácias como pontos de conveniência em saúde, oferecendo serviços como vacinação, exames rápidos e atendimento clínico. Outro aspecto relevante foi a transformação digital, que melhora a gestão de estoque, permite vendas personalizadas e contribui para uma administração mais estratégica das operações.

O uso de Inteligência Artificial também vem ganhando espaço, com soluções que permitem recomendações e promoções direcionadas, fidelizando o cliente e aprimorando a experiência de compra. O aumento da presença do público acima de 50 anos, que tende a preferir o ambiente físico, também favorece esse desempenho.

O setor de Hotelaria e Turismo registrou o terceiro maior faturamento do trimestre, favorecido pela continuidade da demanda por viagens nacionais, tanto de lazer quanto corporativas, e pelo aumento do fluxo internacional. O crescimento de 3,4% do PIB em 2024, impulsionado pelos setores industrial e de serviços, também contribuiu para esse resultado.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Aneel aprova redução tarifária média de 1,67% para consumidores da Light

Próxima Postagem

Ant International leva tecnologia de crédito a mais de 15 mi de clientes em mercados emergentes

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Ant International leva tecnologia de crédito a mais de 15 milhões em mercados emergentes

Ant International leva tecnologia de crédito a mais de 15 mi de clientes em mercados emergentes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile