As temperaturas mais baixas do que a média neste mês de junho impulsionaram as vendas de produtos para enfrentar a onda de frio. As pequenas e médias empresas online (PMEs) registraram um faturamento de R$ 11,4 milhões, com a comercialização de 90 mil itens relacionados ao inverno. O crescimento foi de 45% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os dados são de um levantamento realizado pela Nuvemshop, que aponta como destaques de venda jaquetas, moletons, casacos, gorros e botas. Apenas com botas, por exemplo, os lojistas registraram um aumento de faturamento de 93%, passando de R$ 1,2 milhão em 2024 para R$ 2,3 milhões em 2025, com mais de 7 mil pares vendidos neste ano.
“Temos observado que as mudanças bruscas de temperatura também impactam diretamente o comportamento de compra online, com aumento na procura por itens que tragam mais conforto durante esses períodos”, afirma Raissa Lisboa, gerente de Experiência do Cliente na Nuvemshop.
Para a análise, a Nuvemshop considerou as vendas realizadas entre 1º e 12 de junho de 2024 e 2025, com base na sua rede de lojistas brasileiros.
“No mesmo período de 2024 tivemos uma onda de calor fora de época, que também impactou o comércio. Os picos de temperatura despertam oportunidades de venda para lojistas que acompanham de perto as mudanças climáticas e se preparam para responder rapidamente às novas demandas do consumidor”, completa Raissa.
Imagem: Envato