Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Consumo de bebidas alcoólicas fora de casa cai 34% no primeiro trimestre de 2025

Consumidores das gerações Z e os Baby Boomers diminuíram em 31% e 32%, respectivamente, o consumo

Redação de Redação
17 de junho de 2025
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Consumo de bebidas alcoólicas fora de casa cai 34% no primeiro trimestre de 2025

O consumo de bebidas alcoólicas fora de casa despencou 34% em penetração no primeiro trimestre de 2025, segundo o estudo Consumer Insights 2025, da Worldpanel. A retração lidera um movimento mais amplo de queda de 24% nas ocasiões de consumo da categoria.

Os principais responsáveis por essa redução são os consumidores das gerações Z e os baby boomers, que diminuíram em 31% e 32%, respectivamente, sua presença em bares, restaurantes e outros estabelecimentos. O estudo indica que essa mudança reflete uma reorganização das prioridades e dos hábitos dos consumidores.

Na contramão, as bebidas não alcoólicas, como água sem gás, café e sucos prontos, apresentaram crescimento de 15,2% nas ocasiões de consumo fora do lar, especialmente entre os millennials, que demonstram uma inclinação maior por escolhas associadas ao bem-estar.

Refeições e lanches em alta

Enquanto as bebidas alcoólicas perdem espaço, refeições e lanches foram os principais motores do crescimento do consumo fora de casa, com alta de 17,5% em penetração. Restaurantes, bares e ambulantes foram os canais mais beneficiados, registrando expansão de 0,5%, 0,9% e 1,3%, respectivamente.

Apesar dos sinais positivos no longo prazo, como o aumento de 7,8% na frequência de visitas aos pontos de venda e de 4,4% nas ocasiões de compra, o curto prazo mostra retração. As ocasiões de consumo caíram 20,9%, e o volume médio por visita recuou 13,8%.

“Mesmo com retomada da mobilidade e maior frequência de visitas a bares e restaurantes, observamos um consumidor mais seletivo, que desprioriza algumas categorias e reorganiza o consumo de acordo com novas rotinas e prioridades”, analisa Manoel Paiva, gerente sênior de atendimento da Worldpanel.

O levantamento ouviu sete mil pessoas nas regiões metropolitanas de Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Setor de bares e restaurantes cresce 1% em maio, aponta índice Abrasel-Stone

Próxima Postagem

Cinco em cada dez empresas brasileiras gastam até US$ 5 milhões por falhas em software

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Cinco em cada dez empresas brasileiras gastam até US$ 5 milhões por falhas em software

Cinco em cada dez empresas brasileiras gastam até US$ 5 milhões por falhas em software

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile