Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Pandemia aumenta frequência de compra de eletroeletrônicos

Pesquisa mostra que publicidade, promoções e e-mail marketing são muito importantes para atrair o cliente

Redação de Redação
17 de junho de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Pandemia aumenta frequência de compra de eletroeletrônicos

Para equipar seus lares durante a pandemia, os consumidores reduziram os intervalos de compra de eletroeletrônicos. Os sites e aplicativos foram utilizados por 74,4% para aquisição desses itens. Os dados fazem parte da nova edição do Estudo Varejo Eletro, da CVA Solutions, empresa de pesquisa, consultoria e análise de mercado, sobre as tendências importantes no comportamento do consumidor brasileiro de eletroeletrônicos. A pesquisa contou com a participação de 4.035 consumidores de todo o País.

“O varejo eletro é o tipo de segmento que teve a maior aceleração digital. Nesse setor, o e-commerce é muito importante. E, diante da pandemia e do home office, as pessoas fizeram mais compras de eletroeletrônicos e usaram a internet em um tempo médio entre as compras inferior a seis meses. Em 2017, data da última pesquisa realizada para este segmento, o intervalo era de quase oito meses”, compara Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.

Ainda de acordo com o trabalho, os sites mais usados pelos consumidores foram os das Lojas Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre, Casas Bahia, Amazon e Submarino. No Magazine Luiza, 62,8% dos consumidores das lojas físicas também compram em seu site. É o maior índice do tipo dentre as cadeias de varejo brasileiras. No Carrefour, a relação cai para 29,2%, a menor dentre as empresas pesquisadas.

Consumidor digital

“O consumidor está muito mais digital. Se você não o abordar de forma digital, seu concorrente o fará (…). Publicidade, promoções e e-mail marketing são muito importantes para atrair o cliente. Dos compradores do Magazine Luiza, 88% disseram terem visto alguma comunicação da marca. Já na Kalunga, apenas 48% de seus compradores viram alguma comunicação da marca. Quanto mais comunicação das promoções, maiores serão as vendas”, frisa Sandro Cimatti.

Para o especialista, os varejistas devem aumentar o mix, apostando sobretudo em pequenos eletrodomésticos e celulares. Isso ajudaria a aumentar a frequência dos consumidores nas lojas e sites, consolidando o relacionamento, a fidelização e as vendas.

O cartão de crédito é a forma mais usada de pagamento, com 56,6% de participação. Em queda, o carnê das lojas ainda é usado por 10,2% das pessoas, principalmente em pontos físicos do interior.

Foram citados na pesquisa mais de 46 nomes de lojas de varejo. Entre elas: Angeloni, Becker, Bemol, Big, Bompreço, Carrefour, Casa & Vídeo, Casas Bahia, Extra, Fast Shop, Gazin, Havan, Kalunga, Lojas Americanas, Lojas Cem, Lojas Colombo, Magazine Luiza, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Submarino, Mercado Livre, Amazon e outras.

Magazine Luiza na frente

O Magazine Luiza é o grande destaque em várias questões da pesquisa. Sua força da marca saltou de 6,2% (em 2017) para 24,3%, consolidando sua posição de liderança. É também a loja principal (onde o consumidor mais compra) para 24,7% dos entrevistados.

As Lojas Americanas aparecem na segunda colocação em Força da Marca, e as Casas Bahia vêm em terceiro.

A Gazin conquistou novamente a primeira colocação em Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes), com 1,03, seguido por Magazine Luiza, Lojas Cem e Havan.

Na questão de recomendação da loja a um conhecido (o NPS ou Net Promotions Score), a Lojas Cem ficou em primeiro lugar, com 81%, seguida por Havan e Magazine Luiza.

Na questão Índex de Preços, o consumidor considera que os melhores preços na sua região são os das Lojas Americanas, Gazin e Magazine Luiza.

Ranking 2021: Valor Percebido e Força da Marca

Valor Percebido (custo-benefício percebido):

  1. Gazin
  2. Magazine Luiza
  3. Lojas Cem
  4. Havan
  5. Bom Preço
  6. Ponto Frio
  7. Bemol
  8. Fast Shop
  9. Lojas Americanas
  10. Casas Bahia.

Força da Marca (% de Melhor loja – % Pior loja):

  1. Magazine Luiza
  2. Lojas Americanas
  3. Casas Bahia
  4. Fast Shop
  5. Bemol
  6. Kalunga
  7. Ponto Frio
  8. Angeloni
  9. Lojas Cem
  10. Gazin.

Imagem: BigStock

Postagem anterior

Varejo de moda registra maio positivo para 9 a cada 10 lojistas

Próxima Postagem

Crescimento e oportunidades do mercado pet no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Crescimento e oportunidades do mercado pet no Brasil

Crescimento e oportunidades do mercado pet no Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.