Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Meios de pagamento

Reconhecimento facial e self check-in são tendências no varejo e foodservice

Payface e TecBan trazem inovações para suprir as necessidades do mercado

Felipe Mario de Felipe Mario
17 de maio de 2024
no Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 5 minutos
Reconhecimento facial e self check-in são tendência no varejo e foodservice
[the_ad id="169690"]

Os avanços tecnológicos transformaram os hábitos de consumo na sociedade. E a digitalização dos meios de pagamento tem sido um importante fator na experiência e jornada de compras do consumidor. Para atender essas expectivas, varejo e o foodservice têm investido e implementando novas tecnologias e serviços.

[the_ad id="138406"]

Entre as tendências que devem ganhar força em 2024 estão o pagamento por reconhecimento facial, que traz conveniência aos clientes, que ficam livres das carteiras e dos cartões, e o serviços de self check-in e self checkout, que tornam a jornada nos restaurantes mais autônoma. Algumas dessas soluções foram apresentadas na Apas Show, que terminou nesta quinta-feira, 16, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com este objetivo de dar segurança e eficiência para o processo de pagamento, a Payface trouxe para o varejo a possibilidade de os clientes pagarem suas compras utilizando apenas o reconhecimento facial, sem a necessidade de cartões, dispositivos móveis ou senhas.

Além dos benefícios para o consumidor, a tecnolologia também traz vantagens para os varejistas. A solução é integrada ao sistema do ponto de venda (PDV) e arranjo de pagamentos.

“Os benefícios para o varejista são diversos: ser referência de inovação na evolução de checkouts; a diminuição das filas nos caixas por ser um meio de pagamento muito mais prático que os métodos tradicionais; o aumento na recorrência de compra do cliente por ter uma experiência de pagamento mais ágil; um CRM 100% assertivo, já que o cliente faz compras e se identifica somente no CPF dele e não de terceiros e a diminuição de fraudes”, afirma Rafael Appugliese, diretor de Marketing da Payface.

varejo
Reconhecimento facial/Reprodução Payface

No foodservice

Para o setor de foodservice, a Tecban desenvolveu uma solução de self check-in e self checkout, que dá mais autonomia aos clientes dos restaurantes, permitindo que façam todo o processo de compra sozinhos.

“O self check-in evita erros de emissão de pedidos; o atendente às vezes anota o pedido errado, então o próprio cliente já faz a escolha. Além disso, o self check-in dá uma visualização maior para o produto. O cliente, quando vai comprar alguma coisa, ele gosta de ver, o self check-in, se você conseguir fazer fotos bem feitas com o produto, ele [consumidor] acaba tendo um desejo maior de consumir aquele produto”, explica o head de Varejo da TecBan, Carlos Vaini.

Vaini destaca que a tecnologia permite a criação de combos de pedido, como a compra de um hambúrguer com batata e refrigerante, o que gera aumento do ticket médio e da receita no estabelecimento.

Caixa eletrônico portátil

A TecBan também criou o Atmo, um dispositivo portátil que opera como caixa eletrônico e visa atender comércios em pequenas cidades ou que não tenham o fluxo necessário para um caixa eletrônico convencional.

Reconhecimento facial e self check-in são tendência no varejo e foodservice
Atmo

O Atmo possibilita ao cliente realizar saques com cartão ou com uso da biometria e está disponível apenas em algumas localidades, como Paraibuna, Santa Branca, Ipeúna, Salto Grande, Ibirarena, São José dos Campos, Pirajú, São Carlos, Campina do Monte Alegre e Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo.

“A vantagem para o consumidor é que ele não precisa se deslocar até uma agência bancária para ter acesso ao dinheiro. E a vantagem para o estabelecimento é que ele passa a ser um ponto de referência para os clientes e para o local em que ele está presente”, conta o executivo.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Balanços 1º trimestre 2024: melhoria contínua e desalavancagem

Próxima Postagem

Petrobras demite 30 funcionários ligados a Prates após troca de comando

Felipe Mario

Felipe Mario

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Petrobras confirma que Conselho aprovou demissão de Prates e nomeou presidente interina

Petrobras demite 30 funcionários ligados a Prates após troca de comando

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.