Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Segundo dia da Apas Show 2023 destaca a importância do setor supermercadista

A expectativa é de que sejam movimentados R$ 14 bilhões em negócios até quinta-feira, 18

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
17 de maio de 2023
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Apas Show

O segundo dia da 37ª edição da Apas Show, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas das Américas, foi marcado pela coletiva de imprensa realizada com Carlos Correa, diretor-geral da Associação Paulista de Supermercados, Felipe Queiroz, economista, e Valeria Rodrigues, CEO na Shopper Experience.

O evento reune cerca de 850 expositores, distribuídos em cinco pavilhões e 78 mil m² no Expo Center Norte. A expectativa é de que sejam movimentados R$ 14 bilhões em negócios até quinta-feira, 18.

Importante para a economia, os supermercados respondem por cerca de 2,1% do PIB brasileiro e 7% do PIB paulista. Em 2022, o setor registrou faturamento de R$ 695,7 bilhões em 2022 no Brasil e R$ 208 bilhões em São Paulo. O mercado contribuiu também com a arrecadação de aproximadamente 4,5% do ICMS do estado de São Paulo, número que equivale a R$ 9 milhões.

“O setor apresenta crescimento sustentado pela diversificação dos canais de venda e consumo, além da própria expansão do setor pelo País. Representado por mercados atacadistas à varejistas, mini mercados e hortifrutis, esperamos que a contribuição do setor para a economia de São Paulo alcance a marca de 5% nos próximos anos”, disse Felipe Queiroz.

Comportamento do consumidor

Cada vez mais atento à postura de marcas e empresas, os clientes podem escolher interromper ou iniciar o uso de produtos e serviços baseado em seus indicadores ESG. Uma pesquisa com mais de 500 pessoas de diferentes regiões do Brasil foi realizada pela Shopper Experience e divulgada durante o Apas Show com o objetivo de acompanhar as tendências comportamentais do consumidor.

O estudo aponta que 52% dos entrevistados priorizam produtos ou serviços de empresas que investem em sustentabilidade. O indicador era de 47% em 2022 e de 39% em 2021, apontando crescimento da mentalidade sustentável entre a sociedade. Dos entrevistados, 66% alegaram que deixaram de consumir marcas ao saber de comportamentos antiéticos.

“A atenção às práticas sustentáveis das empresas está cada vez mais forte, em especial entre a geração Z, que assume uma postura mais ativista em relação às marcas”, conta Valeria Rodrigues.

Uma alimentação saudável também é prioridade para os brasileiros, mas é deixada em segundo plano em razão da oferta escassa em supermercados e preços elevados. Outros 53% disseram preferir uma alimentação saudável e com poucos produtos industrializados. O número, porém, é inferior aos resultados de 2022 (55%), 2021 (60%), e 2020 (55%).

“Esses produtos estão nos empórios e academias, mas ainda não estão nos supermercados de forma organizada. O que está em movimento é justamente esta migração para ofertar produtos mais naturais, seguindo as exigências do consumidor”, explica Carlos Correa.

Imagem: Gabrielly Mendes

Postagem anterior

Muito além do employer branding, cultura organizacional inclusiva para mães tem poder de transformar a sociedade

Próxima Postagem

Empresa de soluções contra fraude virtual prevê dobrar faturamento até 2024

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Empresa de soluções contra fraude virtual prevê dobrar faturamento até 2024

Empresa de soluções contra fraude virtual prevê dobrar faturamento até 2024

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.