Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Panorama do mercado de Food Service no Brasil

Redação de Redação
17 de abril de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Eduardo Yamashita*

[the_ad id="138406"]

Recentemente, foram lançados novos estudos sobre o segmento de Food Service (alimentação fora do lar). O levantamento foi realizado pela GS&MD – Gouvêa de Souza e traz insights relevantes sobre o setor.

A pujança do Food Service fica evidente ao observarmos o crescimento do mesmo entre 2011 e 2014, que saiu de R$ 121 bilhões para R$ 157 bilhões, crescimento médio anual acima de 9%. A evolução do segmento demonstra forte correlação com o crescimento do PIB, Varejo, Renda, Emprego e Confiança, o que nos permite projetar a sua evolução para os próximos anos, que deve alcançar o patamar de R$ 230 bilhões em 2019, crescimento médio anual de 8%.

Panorama do Food Service

A participação do Food Service no gasto das famílias com alimentação saltou de 24,1% em 2002, para 33,3% em 2014. Para efeito de comparação, a presença desse segmento no mercado norte americano é de 49%, setor esse entre os mais desenvolvidos do mundo.

É notória também a diferença da participação do Food Service entre as diferentes classes sociais: enquanto as famílias de classe A gastam com alimentação fora do lar, entre 45 a 50% do seu orçamento para alimentação, as famílias de classe B, C e D gastam cerca de 35%, 25% e 20% respectivamente.

A maior participação nos gastos em FoodService continua na região Sudeste, representando 56,4% do consumo no Brasil, seguida pelas regiões Nordeste (17,6%) e Sul (, com 17,6% e 13,4%).

Transformadores

Em abril de 2015 foi lançado, em conjunto com o Instituto FoodService Brasil (IFB), a pesquisa “Transformadores 2015”, que traça um panorama e tendências desse importante elo da cadeia: os restaurantes.

O estudo apontou uma mudança relevante no fluxo de clientes entre os diferentes canais, havendo uma migração relevante do canal padarias para os canais Fast Casual, Full Service e Fast Food. Apesar da migração, houve pouca variação no ticket médio, frente à pesquisa de 2014 em todos os canais.

O faturamento médio declarado foi de R$ 84 mil por mês, sendo 73% desse volume proveniente de alimentos preparados no local e a venda de bebidas e demais produtos industrializados participando com os 27% restantes.
Apesar das modalidades On Premise (alimentação no local) e Take Away (levar para casa) serem os mais oferecidos pelos estabelecimentos, os canais de delivery por telefone e delivery pela internet, quando oferecidos, têm uma participação expressiva no faturamento dos restaurante, além disso, eles também contribuem fortemente com o aumento do ticket médio dos restaurantes que os oferecem.

A pesquisa apontou também que o Cash&Carry continua sendo o principal canal de abastecimento dos transformadores em diversas categorias. Com relação aos produtos mais comprados/preferidos, observamos a consolidação das principais marcas em categorias como bebidas e carnes, mas por outro lado, tivemos surpresas em categorias como queijos, molhos, vegetais, etc.

Independentemente do atual cenário econômico de curto/médio prazo, observamos que apesar do forte crescimento do segmento nos últimos 10 anos, ainda há espaço para um forte crescimento do setor, principalmente com as relevantes mudanças sócio econômicas no país: participação das mulheres no mercado de trabalho, crescimento da renda, desemprego, etc, além disso, as mudanças no comportamento dos consumidores, cada vez mais sensíveis a saudabilidade e conveniência, devem continua a mudar o panorama desse mercado nos próximos anos.

Em breve falaremos também sobre o CREST, pesquisa desenvolvida pela GS&MD em parceria com a norte-americana NPD, que faz o tracking contínuo com mais de 6 mil consumidores do segmento Food Service, trazendo insights reveladores e acima de tudo acionáveis sobre o segmento e o comportamento dos consumidores.

*Eduardo Yamashita (eduardo.yamashita@gsmd.com.br) é diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

A hora e a vez das ações de treinamento

Próxima Postagem

Sinal vermelho até para estoicos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem

Sinal vermelho até para estoicos

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.