Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Inteligência artificial sobe ao palco do SXSW 2023

Importância do lado humano e das comunidades cresce com o avanço da tecnologia

Larissa Féria de Larissa Féria
17 de março de 2023
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Inteligência artificial sobe ao palco do SXSW 2023

A inteligência artificial é um dos principais temas no SXSW (South by Southwes) 2023, festival de inovação, que acontece até o próximo domingo, 19, em Austin, no Texas. De ChatGPT a jornadas de atendimento, a IA tem trazido mudanças aceleradas em diferentes segmentos.

Além de soluções, a inteligência artificial traz desafios e oportunidades. Para Renato Floh, diretor de Digital e Omnichannel  da Aliansce Sonae+brMalls, para iniciar essa jornada no IA, as empresas e pessoas devem explorar e testar essas soluções nas tarefas diárias. “Apenas esse exercício constante de gerar os “prompts” (comandos) corretos nos ajudarão a realmente utilizá-la a nosso favor”, diz.

Floh destaca que, em vários momentos do evento, foi discutida a importância do lado humano e das relações na evolução tecnológica. “Achei interessante como essa dicotomia entre a evolução tecnológica e o nosso anseio em manter uma relação mais humana, emocional e profunda fará cada vez mais parte do nosso dia a dia (pessoal ou profissional). O grande desafio é como achar essa equação balanceada”, afirma Floh.

Outro desafio abordado no SXSW é como não deixar crescer o abismo social que já existe por conta da tecnologia. “Uma provocação que me deixou bastante preocupado, é que já vivemos em um mundo com bastante desigualdade social. Aprender a viver nesse mundo e utilizar essas ferramentas será ainda mais complexo para as pessoas. Além de todo o gap que já carregamos, teremos que preparar todos (inclusive as crianças) para uma nova dinâmica. Nosso grande desafio, como sociedade, é como não deixar crescer ainda mais esse abismo social”.

O valor das comunidades

Para Thiago Salim Braga, head Corporativo de Marketing da General Shopping & Outlets do Brasil, o ponto central do SXSW é a valorização e reconhecimento das comunidades. “Todas as inovações, como ChatGPT, só fazem sentido em um cenário que você consegue usar esses serviços a favor do que a comunidade quer, e assim amplificar isso através das marcas”, diz.

Como exemplo, ele cita a sinergia entre o varejo e os shoppings, que já são palco de experiências, trocas e relações humanas. “O desafio é como podemos amplificar e dar voz a essas conexões, entendendo exatamente o que a população quer e atuar para isso, saindo de uma operação apenas voltada a transações, e indo para a valorização das relações. “Melhor do que vender, é construir comunidade” foi uma frase que absorvi aqui, e acredito que isso pode, e deve, ser aplicável a todo o varejo brasileiro como premissa”, afirma.

Outro destaque do festival, na opinião de Braga, é a descentralização de receita do varejo: além das vendas tradicionais, o varejo possui variadas formas de gerar receita com novos canais, parcerias, CRM, focando sempre na comunidade, e indo muito além do m² e ABL.

“Neste cenário pós-pandêmico, ouvimos muito que o físico não faria mais sentido para os consumidores, que o digital dominaria o futuro. Sem dúvidas o digital tem um papel fundamental, mas agora, em 2023, podemos comprovar que o contato físico ainda é indispensável, como seres humanos e como consumidores, é uma sinergia completa entre os dois que vai fazer as marcas continuarem a serem relevantes, atuando no figital.”

Quer saber mais? 👇👇👇Clique e ouça o podcast Mercado&Tech powered by Infracommerce 👇👇👇

https://open.spotify.com/episode/5OJswwfF51ykXUGSOHE3y8

Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Live commerce: é hora de o varejo abraçar esse formato para buscar engajamento com os clientes e receitas incrementais

Próxima Postagem

Justiça autoriza nova recuperação judicial da Oi

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Oi

Justiça autoriza nova recuperação judicial da Oi

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile