Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Inteligência artificial sobe ao palco do SXSW 2023

Importância do lado humano e das comunidades cresce com o avanço da tecnologia

Larissa Féria de Larissa Féria
17 de março de 2023
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Inteligência artificial sobe ao palco do SXSW 2023
[the_ad id="169690"]

A inteligência artificial é um dos principais temas no SXSW (South by Southwes) 2023, festival de inovação, que acontece até o próximo domingo, 19, em Austin, no Texas. De ChatGPT a jornadas de atendimento, a IA tem trazido mudanças aceleradas em diferentes segmentos.

[the_ad id="138406"]

Além de soluções, a inteligência artificial traz desafios e oportunidades. Para Renato Floh, diretor de Digital e Omnichannel  da Aliansce Sonae+brMalls, para iniciar essa jornada no IA, as empresas e pessoas devem explorar e testar essas soluções nas tarefas diárias. “Apenas esse exercício constante de gerar os “prompts” (comandos) corretos nos ajudarão a realmente utilizá-la a nosso favor”, diz.

Floh destaca que, em vários momentos do evento, foi discutida a importância do lado humano e das relações na evolução tecnológica. “Achei interessante como essa dicotomia entre a evolução tecnológica e o nosso anseio em manter uma relação mais humana, emocional e profunda fará cada vez mais parte do nosso dia a dia (pessoal ou profissional). O grande desafio é como achar essa equação balanceada”, afirma Floh.

Outro desafio abordado no SXSW é como não deixar crescer o abismo social que já existe por conta da tecnologia. “Uma provocação que me deixou bastante preocupado, é que já vivemos em um mundo com bastante desigualdade social. Aprender a viver nesse mundo e utilizar essas ferramentas será ainda mais complexo para as pessoas. Além de todo o gap que já carregamos, teremos que preparar todos (inclusive as crianças) para uma nova dinâmica. Nosso grande desafio, como sociedade, é como não deixar crescer ainda mais esse abismo social”.

O valor das comunidades

Para Thiago Salim Braga, head Corporativo de Marketing da General Shopping & Outlets do Brasil, o ponto central do SXSW é a valorização e reconhecimento das comunidades. “Todas as inovações, como ChatGPT, só fazem sentido em um cenário que você consegue usar esses serviços a favor do que a comunidade quer, e assim amplificar isso através das marcas”, diz.

Como exemplo, ele cita a sinergia entre o varejo e os shoppings, que já são palco de experiências, trocas e relações humanas. “O desafio é como podemos amplificar e dar voz a essas conexões, entendendo exatamente o que a população quer e atuar para isso, saindo de uma operação apenas voltada a transações, e indo para a valorização das relações. “Melhor do que vender, é construir comunidade” foi uma frase que absorvi aqui, e acredito que isso pode, e deve, ser aplicável a todo o varejo brasileiro como premissa”, afirma.

Outro destaque do festival, na opinião de Braga, é a descentralização de receita do varejo: além das vendas tradicionais, o varejo possui variadas formas de gerar receita com novos canais, parcerias, CRM, focando sempre na comunidade, e indo muito além do m² e ABL.

“Neste cenário pós-pandêmico, ouvimos muito que o físico não faria mais sentido para os consumidores, que o digital dominaria o futuro. Sem dúvidas o digital tem um papel fundamental, mas agora, em 2023, podemos comprovar que o contato físico ainda é indispensável, como seres humanos e como consumidores, é uma sinergia completa entre os dois que vai fazer as marcas continuarem a serem relevantes, atuando no figital.”

Quer saber mais? 👇👇👇Clique e ouça o podcast Mercado&Tech powered by Infracommerce 👇👇👇

https://open.spotify.com/episode/5OJswwfF51ykXUGSOHE3y8

Imagens: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Live commerce: é hora de o varejo abraçar esse formato para buscar engajamento com os clientes e receitas incrementais

Próxima Postagem

Justiça autoriza nova recuperação judicial da Oi

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Oi

Justiça autoriza nova recuperação judicial da Oi

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.