Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Guerra não deve impactar preço do petróleo no Brasil por enquanto

Para Adriano Pires, do CBIE, por também ser exportador, País consegue segurar preços

Larissa Féria de Larissa Féria
16 de outubro de 2023
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Guerra não deve impactar preço do petróleo no Brasil por enquanto - Foto Reprodução CBIE

O petróleo voltou a registrar forte alta, na última sexta-feira, 13, com os temores de que a guerra entre Israel e o grupo Hamas, na Palestina, possa desestabilizar o Oriente Médio e prejudicar o abastecimento global.

Os contratos futuros de petróleo Brent, referência internacional, com vencimento em dezembro, subiam 4,2%, a US$ 89,55 por barril na sexta-feira. Embora Israel e Palestina não sejam produtores, a possível entrada do Irã no conflito faria o preço do petróleo disparar.

Para Adriano Pires, sócio-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), por também ser exportador de petróleo, o Brasil consegue controlar os preços internamente até os US$ 100.

“O Brasil não está tão mal diante do aumento de preço do petróleo. Enquanto nas décadas de 70 e 80, a gente importava até 85% do consumo, hoje somos exportadores e esse é o principal item que dá saldo na balança comercial brasileira. Além disso, quando o preço do petróleo aumenta, os royalties crescem. Esse é o lado bom. O lado ruim é que, se o preço subir muito, vamos ser obrigados a aumentar o preço do combustível, o que aumentaria a inflação”, analisa.

Outro ponto que deve segurar o aumento nos preços dos barris de petróleo, segundo Pires, são os juros norte-americanos. “O governo norte-americano aumentou a taxa de juros para conter a inflação. Juros altos significam petróleo barato porque tiram crescimento econômico. E sem crescimento econômico, não tem consumo de petróleo”, diz.

Isso aconteceu no chamado segundo choque de petróleo mundial, em 1979, com a paralisação da produção iraniana, em consequência da revolução islâmica, que fez os preços dispararem. “Na época, os Estados Unidos aumentaram muito a taxa de juros, que fez com que o preço do barril caísse”, lembra.

O caminho da transição energética

Adriano Pires será um dos participantes do “Utalks: O futuro da indústria e a transição energética”, que será realizado em 26 de outubro, das 16h às 21h, em São Paulo. O evento é realizado pela Ultragaz, em parceria com a Mercado&Consumo.

Com mediação da editora-chefe da Mercado&Consumo, Aiana Freitas, Pires vai participar do painel que vai debater como as empresas que adotam a transição energética podem melhorar sua imagem pública, atrair investidores socialmente responsáveis ​​e atender às crescentes expectativas dos consumidores em relação à sustentabilidade.

Aurélio Ferreira, diretor de Marketing e Experiência da Ultragaz; Rodrigo Favetta, CFO do Pacto Global da ONU no Brasil; e Jefferson Meneghel, gerente de Energia e Serviços Industriais da Nestlé Brasil, também participam da mesa.

“Eu não acredito que essa crise vá influenciar na transição energética. E acho que o mundo tem um certo exagero e muita pressa em fazer a transição. Não acredito em uma transição energética de sucesso onde não se consuma combustíveis fósseis. Não dá para ser assim”, diz Pires.

Em outro painel, Zeina Latif, sócia-diretora da Gibraltar Consulting; Paulo Gala, professor de economia na FGV-SP e economista-chefe do Banco Master; e Daniel Baring, diretor empresarial da Ultragaz, vão abordar como a indústria tem avançado nos últimos anos na busca de práticas sustentáveis e quais os principais desafios que o Brasil enfrenta para o progresso rápido da transição energética.

Para mais informações de como participar do evento, clique neste link.

Imagens:Divulgação

Postagem anterior

Omo Lavanderia projeta expandir lojas com serviço especializado e express

Próxima Postagem

Como vai o retalho, o varejo de Portugal

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Como vai o retalho, o varejo de Portugal

Como vai o retalho, o varejo de Portugal

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.