O uso crescente de remédios usados para emagrecer, como Ozempic, Wegovy e Rybelsus, está provocando uma transformação inesperada nos hábitos de consumo dos brasileiros. Enquanto alguns mudam para hábitos alimentares mais saudáveis, outros usuários estão voltando a consumir itens antes evitados, como refrigerantes tradicionais e cervejas.
Esses são alguns dos insights de uma pesquisa feita pela Varejo 360 e divulgada em primeira mão no Latam Retail Show sponsored by IBM, em São Paulo. O estudo analisa os efeitos econômicos dos remédios “emagrecedores” na indústria de alimentos, no consumo tanto dentro quanto fora do lar.
A pesquisa foi realizada por meio da avaliação dos hábitos de compra de 246 shoppers, comparando o período de 12 meses antes da aquisição do primeiro medicamento com os 12 meses seguintes. “É como se o consumidor dissesse: ‘Agora posso tomar o que gosto, sem precisar da versão light'”, explica Fernando Faro, fundador e sócio da Varejo 360.
Confira, a seguir, algumas das conclusões do estudo:
- Mulheres acima de 40 anos, das classes A e B, lideram o uso dos medicamentos.
- Apenas 9,5% dos consumidores compraram o medicamento cinco vezes ou mais, evidenciando o alto custo do tratamento.
- A substituição de alimentos sólidos por líquidos é uma tendência entre os usuários frequentes.
- Há impacto tanto no varejo quanto na indústria
- Há uma queda nas vendas de alimentos ultraprocessados, doces e refeições prontas.
- Há redução na frequência de visitas a redes de fast food.

10ª edição
O Latam Retail Show sponsored by IBM chega à décima edição como o principal evento B2B de varejo, consumo e serviços aos clientes da América Latina. A Mercado&Consumo é media partner e fará uma cobertura especial e em tempo real, com reportagens em texto e vídeo, gravações de podcasts, posts nas redes sociais e newsletters especiais.
No total, mais de 250 palestrantes subirão ao palco do evento para debater inovação, transformação digital, experiência do consumidor e performance operacional em mais de 100 horas de conteúdo.
Os patrocinadores do Latam Retail Show sponsored by IBM, estão E-goi, Onebeat, IBM, Active Campaing, 4yousee, Beeviral, TOTVS, Espaço Laser, Capture Digital, Meta, Braze, Kadeh Varejo, Sonda, Estudio Jacarandá, Nestlé, TNS, Awin, Omnilogic e The LED.
Imagem: Shutterstock



