Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Latam Retail Show

Do B2C ao B2B: varejo evolui e coloca os serviços no centro da estratégia

Painel no Latam Retail Show destaca como a oferta de serviços vem transformando o setor

Felipe Mario de Felipe Mario
16 de setembro de 2025
no Destaque do dia, Latam Retail Show, Notícias, Serviços, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Há algum tempo o varejo deixou de ser apenas um ambiente de venda de produtos para se transformar em um espaço de experiência completa, integrando também serviços, seja na relação direta com o consumidor (B2C) ou entre empresas (B2B).

Esse foi o tema do painel “Retail As A Service: A Evolução do Varejo, de Plataforma de Vendas para Plataforma de Soluções”, liderado por Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, no Latam Retail Show sponsored by IBM. O debate contou com a participação de Julien Gazier, CFO da Leroy Merlin Brasil; Cláudio Vicentini, vice-presidente de Vendas da Nestlé Brasil; Fred Trajano, CEO do Magazine Luiza; e Tomas Trabulsi, diretor de Parcerias Estratégicas da Porto Serviços, da Porto Seguro.

Entre os tópicos discutidos, esteve o desafio de ampliar o desenvolvimento de serviços no setor. De acordo com Trabulsi, o varejo tem se consolidado, ainda que gradualmente, como um canal de destino. “Quando um cliente compra um eletrodoméstico e surge a dúvida de como instalar ou configurar, o varejista pode oferecer esse suporte integrado à venda do produto”, exemplificou.

Ele destacou ainda a importância de identificar, dentro do sortimento do varejo, produtos que sejam elegíveis a serviços. “Esse é um olhar que temos constantemente, sempre em diálogo com nossos parceiros. Há inúmeras formas de oferecer serviços, mas é preciso manter a atenção para entender o sortimento e a elegibilidade de novos serviços ligados a ele.”

Julien Gazier explicou que a dinâmica de oferta de serviços no varejo no Brasil é semelhante, em alguns pontos, ao que já é feito no mercado europeu. Ele ressaltou que a evolução na jornada de compra do consumidor é constante e que os varejistas precisam continuar agregando valor — sendo a oferta de serviços uma das principais chaves para isso.

“A gente tem conhecimento dos produtores, tem conhecimento do cliente e de suas necessidades e, no fim das contas, ele quer e precisa da nossa ajuda para chegar até o final. Essa é uma dinâmica global”, acrescentou Gazier.

Do B2C ao B2B: varejo evolui e coloca os serviços no centro da estratégia

Serviços para B2B

O Magalu oferece uma ampla gama de soluções ao consumidor, entre elas seguros que, segundo o CEO Fred Trajano, movimentam cerca de R$ 1,5 bilhão por ano — incluindo garantias estendidas de produtos e seguros residenciais. Mas a companhia também tem direcionado esforços para a oferta de serviços a outras empresas, inclusive concorrentes varejistas.

Por meio do Magalog, braço de logística da varejista, a empresa disponibiliza serviços para parceiros corporativos. “Como prestadores de serviços para empresas e para a indústria, precisamos tratá-los como clientes. Tradicionalmente, o relacionamento era de compra, de poder de barganha. Hoje, quando a indústria anuncia no nosso site, por exemplo, não podemos tratá-la como simples fornecedora, e sim como cliente”, explicou.

O executivo ressaltou ainda a importância de medir constantemente a satisfação desse público, seja no B2B ou no B2C, para compreender suas necessidades.

“Eu, por exemplo, tenho NPS para seller, para anunciante e para quem usa o Magalog. Uma vez que você entra no mundo de serviços, principalmente no B2B, aquele que era seu fornecedor passa a ser seu cliente. É preciso mudar o mindset e tratá-lo dessa forma, sem o peso da negociação típica do varejo”, afirmou.

Imagens: Envato e Divulgação

Postagem anterior

Petrobras finaliza contrato para retomar operação das FAFENs na Bahia e Sergipe

Próxima Postagem

Posse dos novos diretores da Aneel e ANM é oficializada em cerimônia no MME

Felipe Mario

Felipe Mario

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem
diretora

Posse dos novos diretores da Aneel e ANM é oficializada em cerimônia no MME

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile