Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Política de preços favorece marcas próprias”, diz CEO do Dia Brasil

Com desemprego e queda na renda, fator preço se tornou fundamental para os consumidores

Larissa Féria de Larissa Féria
16 de setembro de 2021
no Destaque do dia, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
“Política de preços favorece marcas próprias”, diz CEO do Dia Brasil

Com o desemprego atingindo 14,4 milhões de brasileiros e a queda de 9,4% na renda durante e pandemia, o brasileiro apertou os cintos e reduziu a cesta de consumo nos supermercados. Diante desse cenário, o fator preço se tornou fundamental, favorecendo as marcas próprias.

“A marca própria consegue oferecer preços competitivos e brigar com a liderança. No Dia, a participação chega a quase 30%. Esse é um ativo muito relevante e vamos acelerar. Vamos chegar até onde der”, diz Enéas Pestana, CEO do Dia Brasil, durante participação no Latam Retail Show, que foi conduzido por Marcos Gouvêa, CEO da Gouvêa Ecosystem, e Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem.

No evento, foi apresentada a pesquisa “O Futuro do Varejo na Visão de Quem Faz” desenvolvida pelo Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP (FGVcev), em parceria com a Gouvêa Ecosystem. O levantamento foi realizado com 155 varejistas entre os dias 18 de agosto e 8 de setembro.

O investimento feito pelo Dia Brasil segue na contramão da percepção dos varejistas entrevistados. O percentual de empresários que acreditam que as marcas próprias e as vendas diretas dos fabricantes com os consumidores representarão um terço dos negócios passou de 48%, em 2020, para 42% neste ano.

Para Leninha da Palma, presidente do Conselho da Caedu, rede de lojas de moda voltada para a classe C, o nível de exigência do consumidor subiu muito e ele quer ter confiança na marca. “Somos basicamente marca própria. Percebo que o cliente quer ter confiança na marca e na qualidade do produto”, diz.

Segundo ela, em uma pesquisa feita pela Caedu sobre os desejos dos consumidores, o preço não vinha na lista de prioridades. A qualidade e o bom atendimento encabeçam os desejos dos consumidores.

Mudanças sociais

O levantamento indicou forte crença em mudanças sociais. O número de consumidores digitais crescerá fortemente na opinião de 84% dos varejistas e o home office veio para ficar para 63% dos empresários. Essa percepção caiu um pouco em relação ao estudo anterior, havendo 69,8% dos entrevistados considerando o trabalho em casa ainda forte.

Entre as tendências apontadas na pesquisa estão o pagamento instantâneo e os super apps, que devem ganhar força na opinião de 76% e 67% dos varejistas, respectivamente. “O consumidor se permite experimentar as novidades tecnológicas”, afirma Leninha.

A percepção de que o nível de competitividade irá aumentar é forte para 87% dos entrevistados. Em 2020, esse percentual era de 79%. A maioria (63%) acredita que haverá mais concentração dos negócios nas cinco maiores empresas do segmento. Houve um aumento desse percentual em relação ao ano passado, quando 37% dos varejistas consideravam tal concentração nos negócios. De acordo com o pesquisador responsável pelo estudo, Maurício Morgado, os motivos para isso são o impacto da pandemia, a economia incerta, o consumidor mais digital e exigente, avanço da tecnologia (Big Data, Inteligência Artificial, 5G) e dos ecossistemas de negócios.

Imagem: BigStock

 

Postagem anterior

Ouro Verde investe R$ 140 mi em assinatura de carros para pequenos e médios

Próxima Postagem

Tecnologias antigas são barreiras para a transformação digital do varejo

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
E-commerce brasileiro corresponde a 11,6% do varejo nacional

Tecnologias antigas são barreiras para a transformação digital do varejo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile