Seis em cada dez consumidores brasileiros (63%) já foram vítimas de fraude de pagamento em algum momento, de acordo com dados do Relatório do Varejo 2025, da Adyen.
Somente no último ano, 42% sofreram esse tipo de golpe, e um em cada cinco (20%) perdeu até R$ 600. Já o valor médio das perdas aumentou 44% em relação ao ano anterior, passando de R$ 2.022,46 em 2024 para R$ 2.903,96 em 2025.
Entre os varejistas brasileiros, seis em cada dez tiveram perdas de até R$ 4,35 milhões com fraudes. A média geral ultrapassa R$ 11,2 milhões; em 2024, era de R$ 8,3 milhões.
“Os fraudadores estão mais sofisticados, e a Inteligência Artificial (IA) tornou os golpes mais escaláveis e difíceis de detectar. O desafio para as empresas é contar com sistemas ágeis e inteligentes, capazes de identificar e bloquear fraudes sem comprometer a experiência dos consumidores legítimos”, afirma Renato Migliacci, VP de Vendas da Adyen Brasil.
Os chargebacks, que são os estornos de compras contestadas pelos consumidores, fazem parte do desafio e representam até 20% dessas perdas para 65% das empresas. Para 22%, os custos com transações fraudulentas e estornos têm impacto financeiro significativo no negócio.
Cerca de 30% das empresas notaram aumento nas tentativas de fraude no último ano, especialmente em períodos de alta demanda, como a Black Friday e datas comemorativas, apontadas por 27%.
“Com esse cenário cada vez mais complexo, a combinação de tecnologia e confiança do cliente será o diferencial para proteger os negócios e garantir crescimento sustentável”, completa Migliacci.
Insegurança
A insegurança gerada pelas fraudes também afeta o comportamento dos consumidores. Cerca de 25% afirmam não permitir que seus dispositivos memorizem dados de pagamento devido aos riscos.
Para aumentar a proteção, 31% já utilizam biometria para autenticar compras, enquanto 26% se sentem mais confiantes quando os varejistas solicitam dupla autenticação para transações.
O Relatório do Varejo 2025 foi conduzido globalmente pela Censuswide e contou com a participação de mais de 41 mil consumidores e 14 mil varejistas em 28 países. Entre eles, 2 mil consumidores e 500 varejistas brasileiros.
Imagem: Envato