Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Seis em cada dez consumidores brasileiros já foram vítimas de fraude

Relatório do Varejo 2025, da Adyen, mostra que a média geral ultrapassa os R$ 11,2 milhões

Redação de Redação
16 de julho de 2025
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Seis em cada dez consumidores brasileiros já foram vítimas de fraude

Seis em cada dez consumidores brasileiros (63%) já foram vítimas de fraude de pagamento em algum momento, de acordo com dados do Relatório do Varejo 2025, da Adyen.

Somente no último ano, 42% sofreram esse tipo de golpe, e um em cada cinco (20%) perdeu até R$ 600. Já o valor médio das perdas aumentou 44% em relação ao ano anterior, passando de R$ 2.022,46 em 2024 para R$ 2.903,96 em 2025.

Entre os varejistas brasileiros, seis em cada dez tiveram perdas de até R$ 4,35 milhões com fraudes. A média geral ultrapassa R$ 11,2 milhões; em 2024, era de R$ 8,3 milhões.

“Os fraudadores estão mais sofisticados, e a Inteligência Artificial (IA) tornou os golpes mais escaláveis e difíceis de detectar. O desafio para as empresas é contar com sistemas ágeis e inteligentes, capazes de identificar e bloquear fraudes sem comprometer a experiência dos consumidores legítimos”, afirma Renato Migliacci, VP de Vendas da Adyen Brasil.

Os chargebacks, que são os estornos de compras contestadas pelos consumidores, fazem parte do desafio e representam até 20% dessas perdas para 65% das empresas. Para 22%, os custos com transações fraudulentas e estornos têm impacto financeiro significativo no negócio.

Cerca de 30% das empresas notaram aumento nas tentativas de fraude no último ano, especialmente em períodos de alta demanda, como a Black Friday e datas comemorativas, apontadas por 27%.

“Com esse cenário cada vez mais complexo, a combinação de tecnologia e confiança do cliente será o diferencial para proteger os negócios e garantir crescimento sustentável”, completa Migliacci.

Insegurança

A insegurança gerada pelas fraudes também afeta o comportamento dos consumidores. Cerca de 25% afirmam não permitir que seus dispositivos memorizem dados de pagamento devido aos riscos.

Para aumentar a proteção, 31% já utilizam biometria para autenticar compras, enquanto 26% se sentem mais confiantes quando os varejistas solicitam dupla autenticação para transações.

O Relatório do Varejo 2025 foi conduzido globalmente pela Censuswide e contou com a participação de mais de 41 mil consumidores e 14 mil varejistas em 28 países. Entre eles, 2 mil consumidores e 500 varejistas brasileiros.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Milon intensifica expansão em São Paulo e mira abertura de 20 lojas até 2026

Próxima Postagem

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile