Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Seis em cada dez consumidores brasileiros já foram vítimas de fraude

Relatório do Varejo 2025, da Adyen, mostra que a média geral ultrapassa os R$ 11,2 milhões

Redação de Redação
16 de julho de 2025
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Seis em cada dez consumidores brasileiros já foram vítimas de fraude

Seis em cada dez consumidores brasileiros (63%) já foram vítimas de fraude de pagamento em algum momento, de acordo com dados do Relatório do Varejo 2025, da Adyen.

Somente no último ano, 42% sofreram esse tipo de golpe, e um em cada cinco (20%) perdeu até R$ 600. Já o valor médio das perdas aumentou 44% em relação ao ano anterior, passando de R$ 2.022,46 em 2024 para R$ 2.903,96 em 2025.

Entre os varejistas brasileiros, seis em cada dez tiveram perdas de até R$ 4,35 milhões com fraudes. A média geral ultrapassa R$ 11,2 milhões; em 2024, era de R$ 8,3 milhões.

“Os fraudadores estão mais sofisticados, e a Inteligência Artificial (IA) tornou os golpes mais escaláveis e difíceis de detectar. O desafio para as empresas é contar com sistemas ágeis e inteligentes, capazes de identificar e bloquear fraudes sem comprometer a experiência dos consumidores legítimos”, afirma Renato Migliacci, VP de Vendas da Adyen Brasil.

Os chargebacks, que são os estornos de compras contestadas pelos consumidores, fazem parte do desafio e representam até 20% dessas perdas para 65% das empresas. Para 22%, os custos com transações fraudulentas e estornos têm impacto financeiro significativo no negócio.

Cerca de 30% das empresas notaram aumento nas tentativas de fraude no último ano, especialmente em períodos de alta demanda, como a Black Friday e datas comemorativas, apontadas por 27%.

“Com esse cenário cada vez mais complexo, a combinação de tecnologia e confiança do cliente será o diferencial para proteger os negócios e garantir crescimento sustentável”, completa Migliacci.

Insegurança

A insegurança gerada pelas fraudes também afeta o comportamento dos consumidores. Cerca de 25% afirmam não permitir que seus dispositivos memorizem dados de pagamento devido aos riscos.

Para aumentar a proteção, 31% já utilizam biometria para autenticar compras, enquanto 26% se sentem mais confiantes quando os varejistas solicitam dupla autenticação para transações.

O Relatório do Varejo 2025 foi conduzido globalmente pela Censuswide e contou com a participação de mais de 41 mil consumidores e 14 mil varejistas em 28 países. Entre eles, 2 mil consumidores e 500 varejistas brasileiros.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Milon intensifica expansão em São Paulo e mira abertura de 20 lojas até 2026

Próxima Postagem

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.